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Como um Marketplace de móveis pode impulsionar o seu negócio?

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Conheça a importância do Marketplace de móveis como oportunidade para vendas online

O setor moveleiro é tradicional, com muitas empresas familiares que passam de geração para geração. A necessidade de isolamento social, dos últimos anos, fez com que o marketplace de móveis fosse um dos principais canais para iniciar as vendas online.

O comércio digital é desafiador para grande parte dos empresários moveleiros, demandando conhecimentos específicos sobre plataformas de e-commerce e ações de marketing digital.

Antonio Wrobleski, presidente do Conselho de Administração da Pathfind, sugere: “O primeiro passo, para um fabricante começar suas vendas por um marketplace de móveis, é encontrar um parceiro ideal, que faça investimento em tecnologia e marketing, facilitando o acesso do consumidor aos móveis. Muito importante verificar os aspectos técnicos da plataforma e também os comerciais (como percentual de comissão) dessa parceria.

Acompanhe o conteúdo, a seguir, e descubra como um marketplace de móveis pode auxiliar sua empresa a crescer. Vamos lá?

O que é marketplace?

O marketplace é uma plataforma digital de vendas online, que reúne vendedores dos mais diversos segmentos. A empresa dona do marketplace investe em tecnologia e marketing para divulgar os produtos junto ao consumidor.

O fornecedor, que anuncia seus produtos no marketplace, é responsável pelo estoque do que é vendido, assim como a distribuição e entrega desses produtos junto ao consumidor final.

O marketplace de móveis é uma excelente opção de vendas online para pequenas e médias empresas que se viram obrigadas a aderir ao digital, devido à pandemia.

Antonio Wrobleski alerta: “Em até 5 anos, as empresas que não estiverem digitalizadas, operando com vendas online, correm um sério risco de deixar de existir. O comportamento do consumidor mudou, sendo necessário oferecer uma experiência de compra que supra suas necessidades e o encante. O cliente busca entregas rápidas, e uma logística inteligente para distribuição dos móveis é fundamental nesse processo.

Marketplace de Móveis: 5 formas de impulsionar o seu negócio

Conforme a 42ª edição da Webshoppers, desenvolvida pela Ebit/Nielsen, em 2020 os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro.

Representa um crescimento de 56%, comparado com 2019, sendo um dos setores da economia brasileira que mais cresce. A sociedade está cada vez mais tecnológica, com destaque para as vendas via aplicativos de smartphone.

Acompanhe, a seguir, as cinco principais formas com que o marketplace de móveis pode impulsionar o seu negócio:

1- Redução de Custos: estruturar um e-commerce é uma atividade complexa e demanda tempo para começar a dar retorno. Associar-se a uma grande marca de marketplace, facilita esse processo, uma vez que o consumidor já confia na marca e conhece a plataforma de venda. O marketplace também oferece tráfego, visitação e mídias de divulgação.

2- Melhora do SEO (search engine optmization): ao se associar a um marketplace, é possível que seus móveis fiquem melhor indexados em sites de busca, como o Google. Isso gera melhor ranqueamento e aumenta as possibilidades de venda. A marca do marketplace pode funcionar agregando maior confiança e autoridade para os produtos do empresário moveleiro.

3- Aumento das Vendas: com ações adequadas de marketing digital, os marketplaces conseguem atrair um público grande para suas plataformas digitais de venda. É necessário estar atendo à precificação dos móveis, visto que a concorrência tende a ser maior também.

4- Volume de dados: é comum que os marketplaces forneçam diversos dados de venda, para que os empresários de móveis possam agir de forma estratégica, melhorando o desempenho da sua marca junto ao público consumidor.

5- Integração com Outras Ferramentas: os dados fornecidos pelo marketplace devem ser analisados em conjunto com dados internos da empresa, como controle de estoque e softwares de CRM relacionados ao site da marca, dados de redes sociais. É importante unificar essas informações, por exemplo, para identificar as personas do negócio.

Antonio Wrobleski conclui: “A logística, na distribuição de móveis, sempre foi o maior desafio para o setor moveleiro, inclusive para aumentar a velocidade de vendas. É interessante pensar na modelagem das embalagens utilizadas e encarar o marketplace como mais um canal de venda, sem esquecer dos canais de venda direta. Atualmente, a logística de entrega representa um custo que varia entre 10 12% do preço final do produto. A otimização da rota é o principal negócio da Pathfind.

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