Hoje é o Dia Mundial do Urbanismo, data estabelecida em 1949 com o objetivo de promover o interesse e a consciência sobre o planejamento urbano, incentivando uma reflexão sobre o futuro das cidades.

Reconhecido em mais de 30 países, o dia 8 de novembro é um marco na luta pela construção de comunidades mais sustentáveis e conscientes, as quais entendem a importância de questões como mobilidade urbana, infraestrutura, arquitetura, economia, política e, especialmente, do cuidado com o meio ambiente.

Mas o que é urbanismo?

Para entender melhor a importância dessa data, primeiro é preciso compreender o conceito de urbanismo. Esse termo se refere a uma ciência que estuda, planeja, controla e regula as cidades, envolvendo infraestrutura e mobilidade.

Sendo assim, ele é essencial para a sociedade porque cria espaços públicos atrativos, como parques e praças, que fortalecem a coesão social e fomentam interações comunitárias.

Além disso, o urbanismo também é o grande responsável pelo incentivo ao uso consciente das cidades e pelo estímulo à preservação da fauna e da flora local.

Dessa forma, quando bem executado, um projeto de urbanismo pode reduzir impactos ambientais, incentivar uma mobilidade urbana mais sustentável e estimular a população local a ter melhores hábitos em relação ao meio ambiente.

Urbanismo sustentável

Com o crescimento da preocupação global em relação à preservação da natureza e de seus recursos, em 1922, durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente, surgiu o conceito de “urbanismo sustentável”.

Essa é uma abordagem de desenvolvimento urbano que visa equilibrar as necessidades sociais, econômicas e ambientais das comunidades.

Dessa forma, seu objetivo é criar cidades que ofereçam qualidade de vida aos seus habitantes, minimizando o impacto ambiental e garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais para as gerações futuras.

Dentre as principais características do urbanismo sustentável estão:

  • O uso consciente de recursos hídricos, como a captação e a reutilização da água da chuva;
  • A coleta seletiva de resíduos;
  • A preservação de paisagens verdes, que combatem a poluição e ajudam a limpar o ar;
  • A diminuição do consumo de energia, através do uso de iluminação natural e lâmpadas de LED;
  • O incentivo a alternativas de transporte menos poluentes, como as bicicletas, por exemplo.

Projeto de urbanismo sustentável

Para desenvolver um projeto de urbanismo que vise a sustentabilidade sete pontos principais precisam de uma atenção especial, são eles:

  • planejamento urbano;
  • priorização do transporte público e ativo (bicicletas e caminhadas);
  • inclusão de áreas de preservação permanentes;
  • uso de energia através de fontes renováveis;
  • valorização da identidade local;
  • incentivo do uso de espaços públicos;
  • e melhoria da qualidade de vida da população.

Dentro desse conceito, o maior desafio dos urbanistas é pensar em soluções criativas e inovadoras que ajudem a preservar a natureza presente nas grandes cidades e, principalmente, que façam com que a população adote hábitos melhores em relação ao meio ambiente.

Afinal, com uma cidade projetada com áreas verdes, espaços para caminhadas, ciclovias e construções desenvolvidas visando um menor impacto ambiental, naturalmente a cultura local passa a ser diferente e a população torna-se mais consciente.

E a importância do urbanismo sustentável não para por aí. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cerca de 70% das cidades brasileiras têm um nível de desenvolvimento sustentável baixo. Em contraponto, 80% da população vive em grandes cidades, o que desafia cada vez mais a sustentabilidade no país.

Isso porque, esse crescimento no êxodo rural reflete no aumento da demanda das cidades, tanto em infraestrutura, como moradias e espaços públicos de lazer, quanto em recursos básicos.

Nesse cenário, aplicar a sustentabilidade na arquitetura e no urbanismo é a única alternativa para lidar com as consequências desse avanço.

Afinal, as cidades precisam estar preparadas para absorver os impactos e preservar o meio ambiente que provê os recursos necessários para a manutenção da vida urbana.

Sobre o tema de sustentabilidade, aproveite para conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.