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Como escolher um sistema de gestão para loja de móveis?

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Para organizar estoque e vendas, confira os principais pontos para selecionar um sistema de gestão para sua loja

A escolha do sistema de gestão certo pode ser o ponto de virada para seu negócio. As ferramentas digitais já são parte do dia a dia e também devemos aproveitá-las ao máximo na loja de móveis, afinal de contas elas trazem uma série de benefícios — como redução de custos operacionais, controle de estoque, agilidade no processo de vendas e muito mais.

Sendo assim, essa escolha é uma questão delicada, uma vez que é preciso avaliar qual é a melhor opção para seu negócio. Uma coisa é certa: o software de gestão otimiza tarefas repetitivas do dia a dia e facilita vários processos. Ou seja, é uma ferramenta indispensável para o aumento da rentabilidade e produtividade.

Se você ainda está em dúvidas sobre o que avaliar antes de escolher uma ferramenta de gestão para loja de móveis ou até mesmo se esse investimento vale a pena, confira o que analisar para escolher a plataforma ideal. 

Personalização da plataforma

O seu negócio é único e a plataforma precisa atender às suas especificações. Dito isso, observe se o sistema permite customização, pois isso é essencial para facilitar o trabalho diário na sua loja. 

Todo sistema vem com uma modulação inicial, mas é preciso personalizá-lo para atender suas necessidades. A partir disso, você cria suas demandas e estabelece as próprias regras. A ferramenta deve ser intuitiva e fácil de mexer para que você e seus colaboradores possam fazer as configurações sem dificuldades. 

Segurança de dados

Estes sistemas contêm informações delicadas da sua empresa, como relatórios financeiros e outros dados. Por isso, a segurança é um aspecto que deve ser analisado com cuidado. Antigamente esse controle era feito por meio de planilhas facilmente acessadas nos computadores — e qualquer problema no aparelho, adeus informações!

Entretanto, atualmente todas as informações inseridas nesses softwares ficam guardadas em nuvem, com um alto nível de segurança. Além do mais, analise se você consegue restringir quem acessa os dados e quais informações cada colaborador pode ver e editar.

Isso coloca uma barreira para que somente pessoas autorizadas possam acessar determinadas áreas e dados. 

Acessibilidade de qualquer lugar

Por ser uma plataforma que fica 100% em nuvem, a possibilidade de acesso é ampliada. Em outras palavras, basta ter um dispositivo com acesso à internet para entrar no sistema e fazer a gestão da sua loja. 

Dessa maneira, se a plataforma oferece essa opção, você consegue fazer o trabalho de gestão remotamente. Portanto, é possível acessar as informações de qualquer lugar e você não precisa ficar até tarde na sua loja para gerenciar as demandas. 

Funcionalidades da plataforma

A escolha da ferramenta de gestão de loja de móveis deve ser feita conforme suas necessidades. Você também oferece seus produtos em uma loja virtual? Precisa de integração com outras plataformas? Se precisar, quais são essas plataformas? Você administra mais de uma loja e quer um sistema integrado? 

Todas essas perguntas devem ser realizadas para nortear a escolha do sistema ideal para seu negócio. Dessa forma, você já consegue eliminar algumas alternativas dependendo das funcionalidades de cada plataforma. 

A maioria já tem funcionalidades básicas, como emissão de notas fiscais, controle de estoque e fluxo de caixa. No entanto, se você também tem e-commerce, avalie se existe integração com a plataforma que você vende seus produtos. Esses são apenas alguns exemplos de itens que devem ser observados antes de implementar um sistema de gestão. 

Benefícios da implementação

Afinal de contas, quais serão as vantagens da implementação da ferramenta de gestão no seu negócio? O custo-benefício é um dos principais fatores, portanto considere suas necessidades e o que o software entrega para avaliar se vale a pena.

Veja alguns benefícios de implementar um bom sistema de gestão de loja para móveis:

  • Administre toda a cadeia de fornecimento em um único lugar;
  • Acesse as informações e planeje os próximos passos;
  • Otimize processos de compras, mantenha uma lista de fornecedores e facilite a recompra de suprimentos;
  • Gestão de vendas, pedidos e encomendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Padronize o mesmo sistema em todas as suas lojas e filiais;
  • Tenha uma visão global da empresa, incluindo faturamento, inventário, finanças, indicadores de performance e outros dados;
  • Crie um gerenciamento personalizado e inteligente para aumentar a eficiência do seu negócio.

Relatórios gerenciais

Os relatórios são fundamentais para entender todo o contexto da loja e seus processos. Esses documentos são peças-chave para a visão geral do negócio e ajudam a identificar gargalos e áreas que estão enfrentando dificuldades.

Nesse caso, analise quais são os relatórios gerados e dê preferência pela plataforma mais completa. Considere as opções de:

  • Relatórios financeiros;
  • Relatórios de taxa de conversão;
  • Relatórios de vendas;
  • Relatórios de estoque;
  • Relatórios de vendas por categoria;
  • Relatórios de comissões;
  • Relatórios gerenciais.

O mais importante é que a ferramenta permita a criação de relatórios personalizados, em que você escolhe os dados que quer acessar. 

Gestão financeira

A parte administrativa e financeira são as que mais preocupam os gestores. Nesse sentido, manter a gestão integrada em um único sistema vai facilitar bastante a tomada de decisões. A área contábil agrega aspectos como as movimentações, emissão de NF-e, fluxo de caixa, entrada e saída e questões fiscais.

Todos os custos e recebimentos devem constar no sistema para que você e o contador consigam entender como estão as finanças do negócio. Assim, pagamentos de colaboradores, comissões, impostos e taxas são administrados com maior facilidade.

Atualização em tempo real

Essa é uma das funções mais importantes a se avaliar. Se o sistema não tem atualizações em tempo real e demora mesmo que sejam alguns minutos para mostrar dados atuais, isso pode gerar um conflito nas informações. 

Vamos usar como exemplo um móvel. Assim que o produto passa de um setor e o leitor insere os dados, automaticamente o sistema atualiza o progresso. Isso significa que você consegue rastrear cada uma das peças e todos os processos pelo qual ela passa. 

Antes de contratar um sistema de gestão para loja de móveis, avalie cuidadosamente cada um desses pontos. Além de facilitar processos, a administração do seu negócio será impactada positivamente.

Para complementar, aproveite e leia também o que você precisa saber sobre a gestão de riscos no setor de móveis.

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