Os móveis planejados proporcionam funcionalidade para os ambientes. Todo cliente que procura uma empresa especializada, ou também um marceneiro, deseja resolver problemas e agregar viabilidade, bem como deixar o espaço ainda mais bonito.
O objetivo é sanar as necessidades de armazenamento e ganhar praticidade. Neste sentido, algumas ferramentas e acessórios são essenciais, entre as quais, os aramados – considerados hoje em dia como verdadeiros aliados da otimização de espaços e organização de ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias.
Os aramados são considerados como acessórios e, com o advento das tecnologias em favor da produção de móveis planejados, passaram a ganhar cada vez mais espaço nos projetos.
Normalmente, são produzidos em latão, ferro ou cobre e fornecidos em diversos formatos, cores e para diferentes finalidades, principalmente, no que diz respeito à organização de itens.
Os projetos dos móveis planejados incluem as peças aramadas conforme a necessidade e objetivos do cliente. Neste sentido, é feito um estudo do espaço e itens a serem guardados, de modo a considerar a viabilidade em primeiro lugar.
Tendências em aramados
Além de organizar, otimizar e proporcionar praticidade aos usuários, os aramados para móveis planejados oferecem beleza e requinte ao ambiente. São diferentes modelos, brilhos, formatos e cores, que podem ser aplicados conforme o estilo do cliente e necessidade do projeto.
Uma das principais tendências, segundo Tiago Schmitt, Diretor da Schmitt Aramados, é o aramado preto fosco, cujo estilo agrega elegância ao ambiente, principalmente, nas peças mais expostas e nas aéreas.
“Uma tendência que veio para ficar. Ideal para quem quer decorar, organizar e otimizar. Temos peças modernas, cleans e com traços retos. O aramado é ideal tanto para peças internas quanto externas”, expõe o diretor.
Vantagens dos aramados no mobiliário
De acordo com a Aramig, fabricante de aramados, esses acessórios apresentam como principal vantagem a multifuncionalidade e acessibilidade, uma vez que oferecem múltiplas funções, estilos, modelos e aplicações. “São os melhores aliados nos processos de organização eficiente, simples e criativa”.
Além disso, os aramados para móveis planejados apresentam design ajustável e flexível, o que proporciona ainda uma fácil higienização.
“O design pragmático e discreto dos aramados oferece a vantagem de se adaptarem bem a qualquer necessidade, tipo de ambiente e decoração”, expõe a empresa.
Exemplos de projetos com aramados
Alguns modelos de aramados constam com mais frequência nos projetos de móveis planejados. Podem ser aplicados de modo suspenso, aéreo, corrediço ou fixados nos armários.
Os aramados auxiliam com a organização de talheres, panelas, louças, alimentos, roupas, sapatos, papéis, produtos higiênicos, entre tantos outros.
Cestaria
Os cestos em aramados para móveis estão na maioria dos projetos, pois oferecem versatilidade de uso e para ambientes diferentes. São diversos tamanhos, de acordo com a necessidade do usuário. Nos banheiros e lavanderias, por exemplo, são muito utilizados para colocar roupas sujas.
Porta alimentos, azeite, vinagre, sal
Para facilitar a vida de quem cozinha, os aramados podem ser projetados como porta alimentos, temperos, latas e vasilhames de óleo, azeite, vinagre, etc.
Em alguns casos específicos, o projeto inclui esse acessório de forma lateral dentro do móvel, com trilhos telescópicos para o fácil acesso aos itens dispostos ali, uma vez que é possível puxar e empurrar as respectivas prateleiras aramadas.
E para o lixo?
O objetivo de quem inclui uma lixeira em aramado no projeto de móveis planejados é deixar o ambiente mais higiênico, organizado e agradável. O aramado para as lixeiras, normalmente, vem com trilhos para facilitar o uso do acessório, bem como a remoção do que foi descartado. Neste caso, a instalação é feita na própria base.
Aramados para escorrer a louça
Na cozinha, os aramados também podem ser escorredores com bandeja em formato de gaveta. Eles otimizam por completo a questão do espaço, pois o escorredor pode ficar guardado e ser puxado para fora apenas quando o uso for necessário. Resultado: mais organização na cozinha.
Para guardar cápsulas de café
O brasileiro ama as máquinas de café expresso. Neste sentido, nada mais útil do que ter um acessório específico para guardar as cápsulas, de modo que seja fácil pegá-las. Os aramados dedicados especialmente a essa finalidade ajudam com a organização dos ambientes e proporcionam modernidade ao espaço.
Porta utensílios e panelas
É possível ter gavetas inteiras de aramados para guardar utensílios como potes, travessas e panelas. Normalmente, esse tipo de projeto visa, além da organização, proporcionar facilidade ao usuário para encontrar os objetos e também para guardá-los.
Lavanderias
As lavanderias também são ideais para quem quer aramados nos móveis planejados. Além da forma de cesto para roupa suja, esse acessório pode ser utilizado como prateleira para produtos de limpeza e/ou organizar todos os outros itens.