Diogo de Hercule, designer da Caemmun, afirma que não existe uma metodologia mágica ou uma ferramenta que resolva todos os problemas na hora de criar ou projetar um móvel.  O que existe sim, é um conhecimento acumulado com experiência, troca de informações e reconhecimento de que o “problema” (pensar no design do móvel) precisa de tempo para ser resolvido. Veja dicas de Hercule para desenvolver produtos:

  1. “O que você fez antes que deu certo? ”, questiona o designer;
  2. De onde vem sua influência?
  3. Acompanhe o que o mercado está produzindo. Identifique seus concorrentes e observe o que é produzido para cada faixa de valor;
  4. Preste atenção nos “mercados adjacentes”. “Como a TV vai ser daqui a dez anos? É uma pergunta que devemos fazer”, explica Hercule. O mercado de tintas, tecidos e pisos, além de eletrodomésticos devem ser acompanhados, pois eles têm impacto direto no desenho dos móveis.
  5. Conheça seus clientes;
  6. Evite copiar catálogos. “É preciso criatividade! ”;
  7. Siga redes sociais. É ali que estão as tendências que devem ser seguidas. “Existem relatórios de quantas vezes o piso de madeira espinha de peixe foi exibida no Pinterest, por exemplo”.