Certamente, você conhece o material vinílico e sabe que ele pode ter diferentes utilidades – de pisos, paredes até piscinas. Porém, você já ouviu falar no vinílico sendo aplicado no teto?
Atualmente, essa opção vem sendo chamada de “o teto do futuro”, uma vez que o produto usado é produzido a base de material ecológico, além da base vinílica.
O vinílico é um tipo de revestimento para partes inferiores dos imóveis, feito, na maioria das vezes, em PVC (policloreto de vinila). Ele imita materiais naturais, como madeira, metal ou gesso, e pode ser uma opção para casas, escritórios, lojas, espaços comerciais, etc.
Entre as vantagens oferecidas pelo vinílico no teto, destaque para:
- Resistência à umidade;
- Durabilidade;
- Facilidade de limpeza
- Fácil manutenção.
Além disso, pode ser fixado diretamente sobre o teto existente ou em uma estrutura de suporte. Existe uma gama de opções de design e funcionalidades deste material.
Segundo Laila Beserra, Diretora de Marketing da empresa Teto Vinílico, essa opção alia qualidade, estética e durabilidade.
Como o revestimento vinílico é utilizado?
O vinílico é utilizado no teto em forma de placas ou painéis. A instalação, geralmente, envolve a fixação desses painéis ou placas com adesivos apropriados ou por meio de sistemas de encaixe.
Dependendo do tipo do vinílico escolhido, pode ser necessário preparar o teto antes da instalação. Ou seja, para garantir que a superfície esteja completamente limpa, plana e livre de qualquer irregularidade que possa comprometer o resultado final.
“A aplicação é realizada com o uso de três itens: perfil de sustentação instalado no teto, placas de vinílico e perfil de acabamento no perímetro do espaço”, explica Laila.
Melhores práticas com o vinílico
De acordo com a diretora de marketing, o vinílico é extremamente leve e isso facilita a instalação no teto. Além disso, otimiza tempo e contribui com os custos da respectiva obra.
“Não é necessária a aplicação de produtos para garantir maior durabilidade. O teto vinílico não propaga chamas”, completa. Laila ressalta que o vinílico pode ser facilmente replicado em diversos outros espaços. “Com a desinstalação, é possível levar o material para outro local e reutilizá-lo”.
O vinílico é uma opção para substituir materiais de revestimento e acabamentos para o teto. Inclusive, existem coleções especiais para o uso em paredes como alternativa à pintura, papel de parede e outros revestimentos.
Lembrando que a efetividade da aplicação do vinílico no teto depende também do especialista que estará a cargo do trabalho. “O profissional deve ser especializado em aplicar diversos materiais para o teto ou revestimentos. Além do vinílico, é fundamental que ele tenha expertise em madeira, gesso, acartonado, etc”, destaca Laila.
Além de ser utilizado no teto, o revestimento vinílico também é muito comum em projetos de arquitetura e design de interiores para o piso e as paredes. Em todos os casos, o material oferece uma ampla variedade de opções de design, entre as quais, cores, padrões e texturas.
É essencial, no entanto, consultar um especialista para escolher o melhor material para o seu projeto, entre as opções do mercado, incluindo as naturais e as vinílicas.