A produção de um móvel com madeira maciça oferece inúmeras vantagens aos consumidores mais exigentes – desde a maior vida útil, qualidade e beleza da peça desenvolvida até a possibilidade de reutilização.
“Quando bem trabalhadas e escolhidas, as madeiras maciças conferem uma estrutura mais sólida ao mobiliário, em comparação com as chapas laminadas ou o MDF, o que aumenta a sua durabilidade”, explica Alex Uzueli, sócio-proprietário da Oficinalab, escola de cursos com laboratórios práticos sobre o segmento de móveis. Além disso, esse tipo de material permite acabamentos diferenciados, que destacam a coloração e os desenhos dos veios de cada categoria, resultando em produtos finais distintos.
No entanto, a madeira maciça exige cuidado em dois momentos cruciais: antes e depois da compra. É muito importante garantir que a procedência da madeira seja legal e não proveniente de áreas de desmatamento. “A escolha deve levar em consideração diversos fatores, não somente a madeira em si, mas também o aspecto do impacto ao meio ambiente”, alerta Uzueli.
Madeiras certificadas (pela FSC, por exemplo) são mais caras, mas conferem maior controle durante o processo produtivo. Já madeiras nativas exigem conhecimento aprofundado do fornecedor. “Também é muito importante que elas estejam secas e próprias para o início do trabalho de produção dos móveis”, ressalta o especialista.
Após a compra correta da matéria-prima, a atenção deve ficar voltada para o seu processo de transformação. Trabalhar com madeira maciça, segundo Uzueli, exige conhecimento técnico mais profundo do profissional e o uso adequado das ferramentas.
“A grande diversidade desse material exige do marceneiro um conhecimento especial sobre o tipo de madeira que será utilizado. Cada uma possui características adequadas de uso”, comenta. “Madeiras de alta densidade, em geral, são mais estáveis, embora exijam muito das ferramentas e confiram muito peso ao mobiliário. Via de regra, madeiras de alta densidade são mais adequadas para o uso externo. ”
Sua indústria moveleira ou marcenaria já trabalha com móveis de madeira maciça? Como tem sido esta experiência? Compartilhe com a gente!