Os móveis em palha são uma das principais tendências do momento. O toque acolhedor dos materiais naturais fez com que a palha natural entrasse no radar de arquitetos e designers de interiores. Assim, as peças entram para a decoração e agregam mais estilo aos ambientes.

Além do mais, a palha é um material sustentável, visto que essa tem sido uma preocupação de muitas pessoas atualmente. Dessa maneira, os impactos ao meio ambiente são mínimos, já que a natureza tem uma alta capacidade de reposição das palhas naturais. Outro ponto relevante é a valorização de trabalhos artesanais e de pequenos produtores. 

Sendo assim, acompanhe neste post como a palha é usada em móveis e de que maneira criar uma mobília com o material. Boa leitura!

Móveis em palha natural: combina com diversos estilos de decoração

A grande maioria das pessoas pensa na palha como um material voltado para ambientes externos ou que são usados somente em casas de praia e veraneio. No entanto, isso já mudou há bastante tempo.

Os móveis de fibras naturais podem ser usados em áreas internas e externas, por ser um material versátil em que é possível fazer diversas combinações na decoração. Além do mais, as peças se encaixam em projetos variados — desde ambientes menores, como apartamentos pequenos, até os grandes espaços.

O material é mais relacionado à decoração rústica, sobretudo porque os móveis geralmente são fabricados utilizando palha e madeira. Porém, esses mesmos materiais também servem para compor ambientes contemporâneos e sofisticados.

A palha pode ser combinada com outros elementos e entrega bastante elegância com seus tons neutros, além de combinar com decorações modernas. Portanto, o material combina com diferentes estilos e abre um leque de possibilidades. 

Da decoração rústica à clássica, os móveis em palha estão presentes — seja no material natural ou do tipo sintético. Afinal de contas, a palhinha é utilizada há séculos como matéria-prima de mobiliário por ser leve, bonita e barata. Para constatar isso, é só dar uma pesquisada em móveis mais antigos.

A infinidade de combinações depende apenas da criatividade e das habilidades do marceneiro ou designer. Nesse sentido, o material é aplicado em peças soltas ou em móveis planejados, em estilo provençal ou moderno — tudo depende das inspirações do profissional.

Possibilidades de criação de móveis em palha

Os móveis não são, necessariamente, feitos de palha. Na verdade, as peças costumam ser fabricadas em madeira, pois é o elemento que faz uma combinação perfeita com a palha. 

A partir disso, existem muitas possibilidades disponíveis na confecção de mobília de madeira e palha. E não são somente os tipos de móveis que variam. 

Você também pode escolher diferentes tons da madeira, o tipo e o estilo da palha, qual parte do móvel terá o material e muito mais. A personalização é uma das partes mais interessantes, pois você pode deixar a sua assinatura e criar peças únicas.

Estantes, racks e alguns outros móveis estão ganhando portas com o detalhe em palha tramada, essa é uma das maiores tendências no uso do material. Por outro lado, a utilização em cadeiras, poltronas e sofás já é bem antiga e, além de ficar super bonita, também traz mais conforto ao encosto — e combinam com vários tipos de tecidos.   

Mesas, prateleiras, cabeceiras e escrivaninhas também são opções bem interessantes para a instalação da palha tramada. Os ambientes ficam personalizados e ganham um toque mais aconchegante, uma vez que a composição deixa a sensação de acolhimento.

Seja em fibras naturais ou sintéticas, os móveis deixam a decoração mais arrojada. 

Diferenciais da palha natural como matéria-prima

São muitas as vantagens de usar a palha na fabricação de móveis. Uma das questões interessantes é que as fibras naturais podem ser facilmente encontradas em nosso país. Inclusive, muitas cidades as têm como matéria-prima para a produção de uma imensa diversidade de peças e produtos.

Portanto, além de deixar um toque tropical na decoração, a palha também é um material sustentável. As arquitetas Carmen Mendonça e Milena Chuba, criadoras da Jucá Mobília, afirmam que as fibras são bem flexíveis e fáceis de serem aplicadas com outros materiais.

“O conhecimento sobre diversos materiais, como madeiras, granilite, vidros, espelhos, tecidos, palha trançada e metais, faz com que possamos explorar os limites e usos de cada um”, contam.

Existem palhas de diferentes tipos e modelos, como:

  • palha tramada sextavada pequena ou grande;
  • palha com trama mais fina;
  • palha indiana;
  • palha quadriculada;
  • palha de trama fechada;
  • palha natural;
  • palha sintética (vime), etc.

Cuidados na fabricação de móveis de palha

A fibra natural deve ser manuseada com cuidado para manter suas propriedades. Sendo assim, a fabricação de móveis com esse material precisa de cautela. 

Todos os móveis confeccionados com palha devem ter uma preparação e finalização, a fim de prolongar a vida útil das peças. As fibras naturais costumam ter um desgaste mais rápido e isso pode acontecer devido ao modo de uso. 

Porém, se o móvel é criado para ser usado em um ambiente externo é fundamental escolher uma palha que seja mais resistente e que tenha maior durabilidade, certo? Portanto, o conhecimento sobre os processos de fabricação e a escolha dos materiais são bem importantes.

Alguns cuidados que devem ser tomados são relacionados à aplicação, a montagem, a tensão da palha para que fique esticada e com o acabamento bonito, entre outros detalhes. O preparo e a finalização das peças devem visar o uso e o prolongamento do tempo de vida útil do móvel.

Por isso, entenda em quais condições o móvel em palha vai ficar, como ele será usado e outros detalhes para fabricar peças úteis, bonitas e duráveis.

Aproveite e entenda como o conceito vintage está ligado ao uso de palha na decoração e a tendência de móveis nesse estilo!