O serviço de um marceneiro requer qualificação no trabalho com a madeira, criatividade nos projetos e paciência na execução para que o produto final seja realizado com maestria e atenda as necessidades dos seus clientes.
Por muito tempo, essas foram as principais qualidades que o profissional da área precisava para se manter no mercado. Hoje, com um cenário econômico pouco favorável, a forte concorrência, as inovações constantes e os consumidores cada vez exigentes, o marceneiro precisa desenvolver novos conhecimentos também em gestão para decidir como atuar no mercado.
Em 2016, o setor moveleiro encontrou dificuldades perante o cenário econômico e político do País, mas a previsão é de que haja recuperação em 2017 e uma consolidação dos resultados ainda maior em 2018. Para se preparar e lidar com esses desafios, muitos negócios têm se reinventado e explorado novos mercados em busca de aumentar a lucratividade.
Acompanhe, a seguir, mais informações sobre os mercados de nicho e os de demandas variadas e verifique qual é o mais indicado para o sucesso do seu modelo de negócio.
Quando o marceneiro deve escolher entre atender demandas variadas ou focar em um segmento de mercado?
O marceneiro que pretende entrar em mercados conhecidos, com demandas variadas, vai trabalhar de modo mais generalista, enfrentando uma concorrência já estabelecida, e precisar entrar na guerra pelo melhor preço. Por outro lado, essa pode ser a opção ideal para aqueles que pretendem fazer apostas mais conservadoras e com maior garantia de retorno financeiro.
Para isso, é importante que o empreendedor reduza custos, realize melhorias em seus processos produtivos e ajuste suas margens de lucro. A receita nem sempre será espetacular, entretanto, é a opção mais garantida de rendimentos fixos.
Quando o empresário decide arriscar novos rumos, descobrindo mercados e explorando tendências, o risco aumenta, porém, caso conquiste sucesso, os ganhos também serão potencialmente maiores.
“A marcenaria é um negócio muito flexível e com diversas aplicações. Ao optar por trabalhar com um nicho específico, o empreendedor deve levar em conta o tamanho do mercado, se está compatível com o que ele deseja para sua marcenaria, quantos competidores já existem neste segmento e a facilidade de acesso para fazer prospecção de clientes. Ou seja, ele tem que saber se existe demanda e mercado suficiente e se ele tem como acessar esses clientes”, afirma Fernanda Canal, diretora do Instituto Leo.
Uma das principais vantagens de se especializar em um determinado segmento é a possibilidade de entrar em um mercado com concorrência mínima ou mesmo inexistente. Além disso, com a realização de um trabalho de qualidade, o profissional tende a se tornar reconhecido por sua especialidade naquele nicho e se destacar.
Para isso, é importante estudar a fundo o nicho em que pretende atuar e pesquisar tendências e especificidades locais, de forma a oferecer uma solução adequada para esses clientes que esperam um produto mais customizado.
“A vantagem de trabalhar com um nicho específico é que os móveis construídos podem ser mais semelhantes e a marcenaria consegue, assim, ganho de escala na compra de matéria-prima e na produção, além de poder, dependendo do mercado, diminuir a concorrência. Por outro lado, trabalhar de forma mais flexível, com demandas variadas, abre mais oportunidades de trabalho”, diz Fernanda Canal.
Entre nichos com bom potencial, de acordo com o Sebrae, estão os de móveis para o mercado pet e para a prática de pilates. O segmento de móveis para o mercado náutico também apresenta boas oportunidades.
Não basta apenas escolher um segmento ideal
Após escolhido o produto ou serviço, o marceneiro precisa sempre estar atento às sazonalidades do setor, avaliando se o segmento que escolheu está em ascensão ou declínio. Dessa forma, é possível evitar a entrada em um nicho da moda e que em pouco tempo cairá em esquecimento e não terá demanda de clientes suficiente para tornar o negócio sustentável.
No entanto, apenas escolher o seu caminho ideal e ficar de olho nas tendências não é garantia de sucesso. “Se o mercado existe, o sucesso vai depender muito mais de outros fatores, como qualidade da prospecção de cliente e diferencial de qualidade do produto em relação aos concorrentes, do que o nicho escolhido”, defende a especialista.
Para dinamizar a diversificação do negócio, é importante agregar valor ao produto final. Se, antes, alguns produtos saíam das marcenarias sem um conceito definido, os projetos modernos demandam a sua criação adequada ao perfil dos consumidores, acabamento fino e, preferencialmente, com otimização e redução de consumo de madeira, visando a preservação ambiental.
Projetos exclusivos e sem repetição são o diferencial para atender a demanda de consumidores cada vez mais exigentes, tanto no mobiliário residencial como no comercial. Sobre o segredo do sucesso, Fernanda conclui: “é necessário flexibilidade, criatividade, originalidade e capacidade produtiva para realizar pedidos excepcionais solicitados pelo cliente”.
Sua marcenaria trabalha com nicho de mercado ou com demandas variadas? Continue acompanhando as notícias do setor e compartilhe em suas redes sociais.