A pandemia impactou todos os setores do mercado brasileiro. Para fortalecer sua marcenaria e estabilizar seus negócios em 2021, é necessário compreender o contexto atual e ter resiliência para lidar com cenários de incerteza e alta complexidade.

Haroldo Eiji Matsumoto, sócio-diretor e consultor da Prosphera Educação Corporativa, alerta: “Cuidado com as dívidas e suas parcelas! Veja a projeção do fluxo de caixa e verifique a capacidade de pagamento da marcenaria mês a mês. Atenção à aquisição de novas máquinas, acessórios e contratação de pessoal. É preciso fazer as simulações para aumento do capital de giro, com o intuito de honrar com os novos compromissos gerados pela alta demanda de móveis e escassez de insumos.”

Confira, a seguir, três dicas valiosas para fortalecer sua marcenaria e prosperar seus negócios em 2021. Vamos lá?

1- Conheça seu público

Para fortalecer sua marcenaria, é fundamental conhecer seus clientes e potenciais clientes. Espaços pouco utilizados anteriormente, como a sala de jantar, passam a ser centrais para a dinâmica cotidiana, com a família reunida para todas as refeições do dia, por exemplo. O perfil do consumidor está mudando!

Descubra as reais necessidades do seu público para alinhar o que a marcenaria oferece ao que os clientes buscam efetivamente: estilo de móveis, formas de pagamento e financiamento, promoções. Deve-se investir em uma boa experiência de compra para os clientes, fidelizando os que já conhecem a marca e gerando novas indicações a partir da satisfação destes.

2- Fortaleça o planejamento financeiro dos seus negócios em 2021

Matsumoto esclarece: “É importante realizar o controle de todas as despesas e receitas da empresa, fazer corretamente a conciliação bancária e obter o demonstrativo de resultado do exercício (DRE). Somente assim será possível analisar a operação da empresa e tomar medidas que possam melhorar o desempenho financeiro. Controle: compras, mão-de-obra, erros e retrabalho, capital de giro e principalmente a lucratividade do negócio.”

O grande desafio enfrentado tem sido a alta do preço das matérias-primas e sua escassez, como as chapas de MDF, com valores até 25% mais caros! A demanda por móveis cresceu, mas há falta de insumos para produção. A importação de matéria-prima está restrita, como consequência da pandemia e a desvalorização do Real torna a exportação mais vantajosa para a indústria brasileira, o que continua impactando os negócios em 2021.

Ao fortalecer sua marcenaria, é imprescindível ajustar sua operação: realizar compras maiores, diminuir a margem de lucro, negociar orçamentos e estender o prazo de entrega. A estratégia a ser adotada deve partir sempre da análise do fluxo de caixa, para não ter prejuízo. Ao comunicar a alta de preço, para o consumidor, esclareça as medidas tomadas para minimizar esse impacto e, se possível, ofereça compensações como garantia estendida.

Obtenha insumos com preços mais atrativos a partir de compras coletivas entre marcenarias, melhorando a capacidade de negociação com os fornecedores e ampliando o estoque. É necessário investir em um relacionamento mais próximo com os fornecedores a partir da contínua troca de informações, o que facilita antever os contextos futuros.

3- Use a tecnologia a seu favor!

Matsumoto indica: “A tecnologia vem para ajudar a empresa não só na produtividade, mas também na sua gestão. Por isso é importante o marceneiro ficar antenado a todas as tecnologias que tornam as empresas mais competitivas. Por exemplo: sistemas de emissão de notas fiscais; geração de cobrança por link de pagamento via cartão de crédito; assinatura de pedidos e orçamentos de forma online; treinamentos à distância; marketing digital; plataformas de cotação de produtos e insumos. Enfim, existem centenas de ferramentas tecnológicas que podem reduzir custos, aumentar a velocidade das entregas e fortalecer sua marcenaria.” 

O mundo figital (realidade física e virtual existindo de forma complementar) teve sua consolidação acelerada pela pandemia. Por isso, esteja atento às tendências de mercado, como o m-commerce (comércio via dispositivos móveis – smartphone). A presença digital não é mais uma opção, mas, sim, uma estratégia de marketing fundamental para fortalecer sua marcenaria e alavancar os negócios em 2021.