Recentemente, a Datec Soluções Industriais desenvolveu um projeto especial que une a tecnologia da marcação a laser ao material em MDF – muito utilizado pelo setor moveleiro. A empresa integrou máquinas de marcação do tipo CO2 e as destinou ao processo em placas de MDF, as quais foram marcadas uma a uma em um pallet.
De acordo com Cristian Vidor, supervisor operacional da Datec, a aplicação da marcação a laser em MDF é inovadora, uma vez que as respectivas máquinas até hoje não dispunham de condições técnicas suficientes. E este foi o objetivo do projeto em questão.
Vale ressaltar que a gravação a laser com CO2 é uma opção viável ao mercado porque apresenta alto desempenho e atende a diversos segmentos industriais.
São diversas as aplicações, entre elas, para identificar um componente com um código de matriz de dados, por exemplo, e/ou para marcações relacionadas à personalização de itens. A propósito, o processo é voltado aos mais elevados requisitos de rastreabilidade, que vão desde matérias-primas a proteção contra falsificação.
O sistema convencional de marcação a laser acontece de maneira que um raio laser intenso e pulsante é aplicado diretamente à superfície a ser marcada. A interação de ambos leva a uma mudança na estruturação do material, dando vida à marcação desejada.
Marcação a laser em MDF
Especificamente sobre o projeto da Datec, que traz a marcação a laser em MDF, foi construído um dispositivo que possibilita a realização da marcação com uma única máquina a laser.
Com relação ao método convencional de marcação, Cristian pontua que entre as vantagens é possível destaca a economia com o consumo de tinta (neste caso nem é utilizada) e o fato de que a máquina não gera atraso de linha para a gravação, pois não é necessário parar o fluxo normal de saída de pallets para a impressão.
“A economia com custos operacionais chega em torno de R$ 5 mil por mês”, comemora o engenheiro. E continua: “o industrial pode entregar o seu produto codificado, podendo rastreá-lo a um baixíssimo custo”.
Isso significa que uma das principais vantagens desse processo é justamente a possibilidade de a indústria rastrear o produto e transmitir mais confiança e credibilidade aos clientes.
Segundo representantes da Greenplac, empresa fornecedora de MDF e parceira da Datec no projeto, a nova solução gerou economia, pois é necessário investir em uma máquina a menos em relação ao que ocorreria normalmente por estação de trabalho.
Vantagens do processo de marcação a laser
Sustentabilidade
O processo de marcação a laser em MDF ou nos demais tipos de materiais é considerado ecologicamente correto, pois não agride o meio ambiente, se comparado a opções como jato de tinta de impressão com tela e por corrosão.
Além disso, o processo em questão não exige o uso de consumíveis caros e poluentes, entre eles tintas e produtos químicos agressivos.
Preservação do material
Em relação aos outros processos de gravação, o de marcação a laser é mais suave e tende a preservar a superfície do material a ser gravado. Podemos considerar que o desgaste das ferramentas e materiais é quase nulo no processo a laser.
Por atingir um nível permanente e de alto contraste de marcação, as máquinas a laser oferecem o melhor resultado e legibilidade. Além disso, são química e termicamente resistentes.
Economia de energia
A marcação a laser utiliza menos energia do que muitos eletrodomésticos, por exemplo. Sendo assim, o seu uso gera uma economia considerável à respectiva indústria, reduzindo custos com o operacional.
Flexibilidade
Tanto no plástico, vidro, metal ou no MDF, a marcação a laser tem a capacidade de processar áreas de difícil acesso. Isso sem contar que o uso desse processo elimina etapas trabalhosas para a preparação do componente, como a limpeza com produtos químicos ou o polimento de superfícies.
Aproveite e entenda as diferenças e aplicações do MDF e o MDP.