Talvez você já tenha ouvido falar em Light Wood Frame e sobre como esse sistema construtivo tem crescido no Brasil. Construções pré-fabricadas oferecem inúmeras vantagens, e essa técnica não seria diferente.

Sabe aquelas casas e sobrados de madeira comuns na América do Norte, que são feitas com uma estrutura leve e as construções acontecem de maneira rápida? Pois bem, elas são fabricadas utilizando o sistema Light Wood Frame.  

Já cogitou adotar um sistema construtivo mais sustentável, que tem boa qualidade e que a obra é muito mais rápida? Então, continue a leitura e entenda o que é Light Wood Frame.

O que é Light Wood Frame e como surgiu esse sistema construtivo?

O Light Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza uma estrutura de Wood Frame (moldura) composta de perfis de madeira. A partir do uso desses perfis, que geralmente são feitos de madeira de pinus, são aplicadas placas de OSB para formar painéis de montagem.

Esse conjunto de perfis e placas de madeira são chamados de frames e é resistente, capaz de suportar cargas incidentes. Esses frames são montados dentro de pátios das fábricas e já são enviados para o canteiro de obras com instalações e janelas embutidas. 

Ou seja, facilita e muito o processo construtivo! 

Todas as estruturas são dimensionadas e a madeira recebe tratamentos químicos para evitar ataques de cupins e outros bichos. 

A técnica do Light Wood Frame teve origem no século XIX, nos Estados Unidos. O sistema surgiu como uma opção mais sustentável, já que é feito com madeiras de reflorestamento. Dessa forma, o uso de painéis pré-fabricados permite que sejam construídos edifícios de até 5 pavimentos. 

Atualmente, uma grande parte das residências dos Estados Unidos, Canadá e Japão já são feitas com essa técnica. Esses países já têm normas regulatórias para esse tipo de construção e incentivam os formatos de construções “limpas”.

Quais são as vantagens do sistema Light Wood Frame?

A madeira é um material já utilizado há séculos e que permanece uma ótima opção para construções, sobretudo em soluções pré-fabricadas.

Obra muito mais rápida

A velocidade da construção com Wood Frame é muito mais acelerada do que outros modelos construtivos. Sendo assim, a execução da obra ocorre em um período menor, pois há uma otimização justamente por ser uma estrutura pré-moldada.

Isso possibilita que as atividades aconteçam rapidamente, como no caso de uma casa de 200m² que pode ser construída em apenas 60 dias. 

Baixo impacto ambiental

As obras mais tradicionais (aquelas que utilizam concreto e alvenaria) costumam ter uma taxa alta de desperdício e de resíduos. Não à toa vemos caçambas de lixo em frente ao canteiro. 

No caso do Light Wood Frame, a redução de desperdícios na construção pode chegar a até 85% em relação à resíduos e de 90% no consumo de água. Dessa forma, podemos afirmar que esse sistema construtivo é mais sustentável — além das madeiras utilizadas serem de reflorestamento e diminui a emissão de carbono.

Conforto térmico e acústico

Outro ponto a se destacar é que as construções em Light Wood Frame geram maior economia de energia, uma vez que há maior conforto térmico. Assim, a demanda por refrigeração e aquecimento são reduzidas. 

O conforto termoacústico mostra que as construções em Light Wood Frame tem também vantagens a longo prazo, não apenas durante a obra. Em comparação com construções em alvenaria e concreto, a redução pode ficar entre 5 e 10%. 

A madeira no pré-moldado pode ter diferentes espessuras e espaçamento. Sendo assim, a barreira varia e isso influencia no conforto térmico e acústico, bem como o forro e telhado. 

E as desvantagens?

Por mais que esse modelo construtivo tenha uma série de benefícios, precisamos dizer que também existem algumas desvantagens. 

  • Há um limite de até 5 pavimentos que podem ser construídos e isso limita a produção de grandes empreendimentos;
  • Ainda existe uma carência de mão de obra qualificada para executar os serviços, o que muitas vezes atrasa o início do projeto;
  • É preciso utilizar concreto armado em fundações, contrapisos ou lajes mistas;
  • Os moradores nem sempre têm os cuidados necessários com a estrutura e fica a falsa impressão de que essas construções não são boas;
  • O acabamento às vezes é um pouco trabalhoso, pois pode exigir correções devido as chapas OSB terem a superfície rugosa.

Qual o cenário do Light Wood Frame no Brasil?

Por mais que o processo construtivo do Light Wood Frame seja muito popular em outros países, no Brasil a técnica ainda é pouco explorada. Porém, nos últimos anos houve um aumento — mesmo que lento — na procura e execução das obras com pré-moldados de madeira.

A metodologia do Light Wood Frame é uma alternativa para as construções industrializadas, tão comuns no país. Por isso, a popularização da técnica seria importante para quebrar com essa limitação e deixar claro que as edificações são seguras, de qualidade e que não há desperdício. 

Além do mais, as edificações nesse modelo atendem às normas NBR 15.575:2013, da ABNT. As práticas construtivas também devem seguir as normas de dimensionamento e execução presentes entre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, assim como as diretrizes da ABNT NBR 7190, que direciona sobre projetos de estruturas de madeira.

Por fim, as normas da ABNT para as construções em Light Wood Frame foram complementadas por conceitos do Eurocode 5 (EN 1995-1-1) — que aponta um dimensionamento padrão em projetos de madeira para o caso de incêndios. 

Portanto, o Light Wood Frame ainda está engatinhando no Brasil, mas já vemos um crescimento e é possível perceber que a tendência ainda vai aumentar. Afinal de contas, o sistema tem inúmeros benefícios e é uma boa alternativa para o clima tropical brasileiro. Por isso, tenha atenção e comece a considerar as pré-estruturas de madeira em seus projetos.

Aproveite para ler também 3 motivos pelos quais a madeira é sempre uma tendência.