Entenda como a IA está revolucionando o setor moveleiro e o que já é possível de ser implementado nas empresas brasileiras
Não é mais novidade que a inteligência artificial chegou para ficar em todos os setores. Estima-se que o mercado global de IA cresça 37% anualmente entre 2024 e 2030.
Isso porque cada vez mais empresas estão investindo na adoção da inteligência artificial em suas operações para aumentar a eficiência, resolver problemas complexos e melhorar a experiência do cliente.
Nesse cenário de crescimento exponencial, é fato que esse tema não poderia ficar de fora do Palco ForMóbile. Afinal, a marca registrada dos conteúdos compartilhados no evento é justamente a identificação de tendências e o compartilhamento de informações importantes para o aprimoramento das empresas do setor.
Aplicando a IA no setor moveleiro
E, para abordar esse assunto de tamanha relevância, a primeira especialista a subir no palco foi a mentora de lideranças de marketing Vanessa Sebenello, que começou definindo a IA como a capacidade de um robô de reproduzir competências semelhantes às humanas. “E, uma vez que essas competências são aprendidas, o robô as armazena e as potencializa”, enfatiza a especialista.
Ainda segundo ela, não é verdade o que tem sido difundido de que a IA vai acabar com os empregos, no entanto, é fato que ela vai acabar com os negócios no formato que existem hoje, exigindo adaptações.
“Há estudos que já preveem que nenhum negócio será o mesmo em menos de um ano”, pontua a mentora. Além disso, ela enfatiza que a IA deve ser usada a favor das empresas, ou seja, sendo implementada para resolver problemas de produtividade e ajudar a vender mais.
“Há muitas maneiras de utilizar a Inteligência Artificial para melhorar o marketing da sua empresa. Por exemplo, ela pode ser usada para desenvolver conteúdos personalizados, fazer a qualificação de leads, elaborar anúncios, fazer análises de percepção de marca ou de tendências de mercado e até mesmo atuar como uma assistente virtual”, observa Vanessa. No entanto, a especialista aponta que, apesar dessas novas ferramentas oferecerem múltiplos serviços, elas ainda possuem alguns problemas que precisam de atenção.
“A IA promove conteúdos em uma proporção jamais vista, sem contar que nem sua regulamentação nem os direitos autorais do que ela produz são claros”, destaca a mentora, acrescentando que é preciso checar toda e qualquer informação vinda de IA pois elas ainda são pouco confiáveis.
“De qualquer forma, o futuro dos negócios em seus modelos atuais está condenado, é por isso que precisamos apostar nas oportunidades que habitam entre as inconsistências da IA”, comenta Vanessa. “Revise o planejamento da sua empresa pensando nas possibilidades de implementação de Inteligência Artificial, inclua jornadas com ambientes imersivos para seus clientes e prepare-se para ser um especialista em tecnologias”.
“Outra dica é utilizar a IA para organizar os dados coletados pela sua empresa e usá-los a seu favor”, continua Vanessa, acrescentando que nessa nova era para se destacar no mercado será necessário repensar o propósito das empresas e ter uma boa visão de futuro.
IA na prática
Para exemplificar como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para favorecer as empresas, o CEO Anderson Rios, idealizador do aplicativo Simplou, subiu no Palco Formóbile para lançar a nova plataforma. Segundo ele, a ferramenta funciona como um assistente virtual capaz de interagir com os clientes no Instagram, no WhatsApp, no Telegram e no Youtube.
“Ela atua interagindo em tempo real, seja tirando dúvidas sobre a marca ou o produto, seja informando sobre a empresa, seja como fonte de consulta de preços ou cedendo informações das mais diversas como rotas, horários, agendamentos e dados técnicos”, explica o CEO.
Ainda de acordo com Anderson, o Simplou também é capaz de efetuar vendas e seu atendimento é oferecido 24 horas por dia, todos os dias da semana. “Além disso, um dos maiores diferenciais do nosso aplicativo é que, através dele, as empresas podem desenvolver seu próprio assistente virtual personalizando suas características, seu nome, sua personalidade e seu humor”, enfatiza o palestrante.
E isso só é possível porque o coração da ferramenta é uma Inteligência Artificial generativa que tem a capacidade de aprender e se comportar como um ser humano. E esse “ser” artificial, diferente de um chatbot, aprende sobre a empresa e o produto e, a partir desse aprendizado, ele é capaz de formular ideias e construir cenários.
“Ou seja, ele pode ser o seu recepcionista, seu vendedor nas redes sociais ou o consultor técnico da sua equipe de vendas”, destaca o CEO. Outra vantagem do aplicativo é que ele analisa os atendimentos oferecidos por ele e, de acordo com o grau de satisfação dos clientes, desenvolve campanhas de marketing.
Com o Simplou oficialmente lançado no Brasil, é possível entender de forma mais concreta a revolução que a IA já está trazendo para o setor. E, o que parecia ser um futuro distante, começa a se tornar uma realidade.
Será que sua empresa está preparada para o que está por vir?
Aproveite e veja também a aplicação da Inteligência Artificial no atendimento de clientes.