O seu escritório de design, arquitetura e/ou indústria moveleira conhece as possibilidades de criação a partir da impressão em madeira? Essa técnica revolucionou a impressão digital e tem possibilitado às equipes criativas novas apropriações espaciais e o desenvolvimento de projetos surpreendentes para os setores de cenografia, eventos, projetos residenciais, empresariais e decoração.
É possível imprimir imagens, textos e texturas na madeira, com nuances e transparências de várias cores, podendo, ainda, associar essa impressão a cortes mais orgânicos, por meio de routers (máquina que realiza cortes e gravações em madeira, com alta precisão e rapidez, nas mais diversas formas).
Utilizar a madeira como substrato de impressão permite que o usuário final vivencie novos estímulos sensoriais e emocionais, podendo transformar móveis em verdadeiras obras de arte! Acompanhe e descubra como a impressão em madeira pode gerar mais valor para seus produtos e serviços.
Conheça o processo de impressão em madeira para especificar seus projetos
A impressão em madeira demanda maquinário próprio e pessoal especializado. De acordo com Javier Rodrigues, gerente sênior de vendas da EFI (Eletronics for Imaging) na América Latina: “O equipamento da EFI para impressão digital em madeira, a EFI Cubik, imprime por meio de jato de tinta digital, com máximo desempenho, alta qualidade de impressão e economia de tinta. A excelência de impressão é gerenciada por meio do software EFI Fiery proServer, possibilitando um ecossistema que integra impressora, tintas e gestão de cores.”
As tintas comuns secam a partir da evaporação do solvente presente em sua composição, e as tintas UV por meio da emissão de luz ultravioleta sobre elas, logo após a impressão. A impressão UV apresenta uma secagem mais rápida precisa de um período de cura de 24 horas e é considerada sustentável, pois devido à ausência de solventes, preserva o meio ambiente e a saúde dos profissionais.
De acordo com a empresária Maíra Cymrot, da Tormyc – Gráfica Especialista em Impressão Digital, “a impressão pode ser feita na placa de madeira pintada com um fundo branco, para um resultado com cores mais chapadas. A impressão também pode ser feita diretamente na madeira, o que gera a interação da cor da tinta com a cor própria da madeira, fazendo-se necessário pessoal especializado em análise de cor para adequar as tonalidades de tinta a serem impressas para que o resultado fique fiel ao arquivo digital original.”
Vantagens e limitações da impressão em madeira
As placas utilizadas para impressão podem ser de madeira aglomerada, compensada ou maciça, sendo comumente escolhidas de acordo com o objetivo estético a ser alcançado e por sua maior durabilidade (material indicado para ambientes internos).
Uma placa de pinus, por exemplo, geralmente é escolhida pela beleza dos seus veios, que interagem com a impressão realizada. De acordo com Maíra Cymrot: “é fundamental que o cliente compreenda a impressão em madeira como uma peça única, personalizada, com uma estética mais rústica. A impressão direta sobre a madeira possibilita trabalhar com a transparência das cores sendo possível, por exemplo, a impressão de artes em estilo de aquarela. Informamos também que a madeira precisa de cuidados específicos, por ser um material orgânico e para sua manutenção é indicado que se passe apenas um pano úmido.”
A impressão em madeira pode ser utilizada para projetos de portas, pisos, biombos, móveis, quadros (impressão de fotografia), decoração, stands de feiras e o que mais a imaginação puder criar! É uma técnica interessante tanto para a indústria moveleira como para escritórios criativos e gráficas digitais, e agrega valor ao produto final.