Nesta segunda-feira, 19 de março, comemoramos o Dia do Marceneiro. E como uma forma de homenageá-lo (a) e também de gerar valor para esse profissional, separamos algumas dicas especiais – listadas por Dermival Poçan, coordenador técnico de produto da IRWIN – para ajudá-lo a aumentar a eficiência de seu trabalho.
Afinal, com a evolução do mercado e a mudança do perfil dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e procurando por produtos personalizados e exclusivos, os desafios surgem a toda hora, tornando fundamental a busca por atualização. Confira:
Marceneiro: organize o ambiente de trabalho
Ter espaços livres para trabalhar e as ferramentas sempre guardadas em seus devidos lugares são atitudes que ajudam na praticidade e na eficiência do serviço. Além disso, saber o local em que cada item está ajuda o marceneiro a visualizar, também, possíveis riscos provocados por equipamentos com pontas que podem machucar.
Organize o fluxo de trabalho na marcenaria
Também é importante entender como será o processo da produção do móvel. Para isso, observe quais serão as etapas e identifique quais ferramentas e maquinários serão utilizados em cada uma delas.
Respeite os prazos
Estabelecer uma agenda ou um roteiro ajuda a melhorar a organização dos prazos de entrega, de acordo com o combinado com os clientes. Dessa forma, o marceneiro não corre o risco de perder a credibilidade.
Respeite o projeto do cliente
Entregar o produto exatamente como foi descrito no projeto é fundamental. Caso precise fazer alguma alteração, é fundamental alinhar com o cliente para não gerar desconforto.
Use sempre EPIs
É fundamental o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs), como calçados reforçados, luvas confortáveis, óculos, protetores auriculares e cintos para o transporte das ferramentas menores (trenas, esquadros e material de marcação). Também é importante ter cuidado com ferramentas elétricas, lembrando sempre de manusear ferramentas elétricas (como serras e tupias) com muita calma, sem pressa, pois o uso incorreto pode ocasionar graves acidentes.
E você, costuma seguir alguma dessas dicas para potencializar a produção de sua marcenaria? Conte para gente nos comentários e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.