Para entendermos as diferenças entre o estilo de decór minimalista e escandinavo, é importante conhecer cada um deles.

O minimalismo na decoração traz a filosofia que há por trás desse conceito. Ou seja, sobre reduzir o consumo exagerado e acúmulo de coisas.

No caso da decoração, isso se aplica a um tipo de mobiliário que possa facilitar a organização e reduzir a quantidade de objetivos no campo de visão. O objetivo é dar clareza aos ambientes.

A propósito, a decoração minimalista tem sido adotada por pessoas que não desejam gastar demais ou para quem muda de casa ou escritório constantemente, uma vez que os móveis oferecem praticidade para o transporte.

Já o conceito de decoração escandinava chama atenção pela influência do século 20, vinda dos países do norte da Europa, entre eles, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.

Segundo a Brera Design, esse estilo tem como referência os conceitos modernistas e funcionais da escola de Bauhaus. “Foram eles que, curiosamente, introduziram um olhar minimalista que faz sucesso até hoje”.

Semelhanças nos estilos de decoração

Podemos dizer que os materiais rústicos e a atmosfera minimalista podem dar a um ambiente algumas características do próprio estilo escandinavo.

Fato é que a principal semelhança entre o estilo minimalista e o escandinavo está na paleta de cores reduzida, nos espaços com amplitude e na organização, com o uso estratégico dos móveis e materiais.

Como a decoração escandinava pode ser caracterizada? Confira alguns destaques.

Materiais naturais

Para a Brera Design, os materiais orgânicos são a principal característica do estilo escandinavo. “São comuns por se tratar de regiões extremamente frias, afinal, a madeira, por exemplo, traz aconchego e a sensação de calor ao ambiente”.

Outro material que aparece constantemente é o tapete de pelúcia, pois traz calor e conforto. O couro ecológico, por sua vez, também acaba sendo escolhido pelo mesmo motivo.

Claridade

Por trazer a proposta dos países europeus, o estilo escandinavo zela pela claridade nos ambientes, já que nessas regiões os dias são mais curtos e o sol mais escasso. Neste sentido, a ideia é optar por peças brancas e estimular a iluminação natural.

Funcionalidade

A decoração escandinava traz móveis funcionais, cuja intenção vai para além de decorar. Aqui, há uma relação direta com o minimalismo: linhas simples e funcionais. Para a Brera, “é possível utilizar prateleiras, mesas e aparadores, bem como formas geométricas”.

Mix de cores

O estilo escandinavo mistura cores como o cinza e o coral, e o preto e branco também. O objetivo é associar a decoração aos tons naturais, sem fugir do monocromático. Uma cor mais vibrante pode ficar por conta de um tapete colorido, almofadas e quadros. Mas nunca nos móveis.

Natureza

Como o escandinavo valoriza a natureza e o aconchego, as plantas são opções incríveis para decorar os ambientes em referência às paisagens naturais. Todo móvel desse estilo pede um vaso de plantas.

Gato cinza descansa sobre cobertas e tecidos de pelúcia, tapetes de couro e cortinas em tons neutros aparecem ao fundo

Diferenças entre o minimalismo e o escandinavo na decoração

Ambos os estilos têm muito em comum. No entanto, o foco de cada um está no próprio conceito.

Por exemplo, a decoração minimalista preza pela arquitetura dos espaços, com foco num maior contato com a natureza. De acordo com Priscila Kunenn, escritório de arquitetura, “é comum nos projetos desse estilo ter referências do industrialismo e um grande foco na funcionalidade”.

Já o estilo escandinavo tem como filosofia o foco nos habitantes do local e a maneira como usufruem do espaço. Ou seja, o objetivo é traçar estratégias para gerar conforto e inspirar o relaxamento.

Com relação aos materiais, o minimalismo pode, inclusive, usar os mais pesados, como metal, aço, cromo, concreto e pedra. Ao passo em que o escandinavo traz madeira, malhas e fibras naturais – uma proposta mais leve.

“Em ambos os casos, os materiais aparecem em suas formas mais naturais possíveis, sem exageros no tratamento e longe da artificialidade”, finalizam os representantes do escritório de arquitetura.

E você, prefere o estilo minimalista ou a decoração escandinava? Aproveite e saiba mais sobre a madeira na decoração.