O estilo provençal agrada arquitetos, decoradores, designer de interiores e clientes finais porque tem o poder de unir romantismo, delicadeza e rusticidade.
As peças são inspiradas na beleza das flores, por isso, são desenvolvidas em paletas de tons claros. Mas, de onde vem essa tendência?
Os móveis provençais são originados da cidade de Provença, localizada no Sul da França. Curioso, não é mesmo? Por isso o respectivo nome.
Em Provença, até hoje, os habitantes mantêm um estilo de vida campestre, tendo as montanhas como pano de fundo, além do mar e os campos de lavanda. Logo, podemos dizer que decorar o ambiente com móveis provençais leva qualquer um a uma viagem no tempo.
Um convite agradável aos olhos. Uma oportunidade de mercado também.
Nem só os românticos…
O estilo provençal agrada os adeptos do estilo romântico e delicado, mas também aos mais despojados. Isso porque essa decór traz ao ambiente delicado algumas características rústicas.
Além disso, é uma opção fácil tanto para quem quer fabricar quanto para quem quer decorar, uma vez que os principais itens para esse estilo são móveis mais antigos – ou que, pelo menos, seguem essa linha.
De acordo com a Westwing, os diferenciais dos móveis provençais passeiam entre estofados com estampas floridas, estruturas de móveis em tons claros, muita madeira e espelhos que dão total sensação de amplitude.
As peças tendem a combinar tecidos, almofadas e cortinas com flores para compor os ambientes. “São itens que não podem faltar”.
Separamos alguns exemplos de opções em decoração e peças no estilo provençal, conforme os respectivos ambientes.
Sala de estar
Começamos por esse cômodo porque ele é o queridinho dos decoradores e adeptos do estilo provençal.
O objetivo é tornar esse local ainda mais aconchegante. Os especialistas da Westwing recomendam o uso de sofás em tons mais claros – branco ou lilás, por exemplo. O design, por sua vez, deve ser mais rebuscado e seguir uma linha mais antiga.
“No caso dos modelos com estrutura em madeira, uma ideia é optar pelo acabamento em pátina ou com pequenos desenhos florais em relevo”, indica a Westwing a usuários, marceneiros e decoradores.
Já no caso dos ambientes maiores, uma ideia é compor com poltronas – mais um item para acrescentar comodidade. Segundo a Westwing, “poltronas com pés de madeira e detalhes envelhecidos são peças ideais para esse tipo de decoração”. A dica, neste caso, é mesclar uma poltrona com almofadas coloridas em tons pastéis.
Sala de jantar
A sala de jantar pode se tornar aconchegante e enriquecer ainda mais as confraternizações com o estilo provençal. A dica aqui fica a cargo das cadeiras com estofados floridos em cores confortáveis aos olhos.
A mesa em si deve trazer um tom mais rústico e, ao mesmo tempo, romântico. As cristaleiras também entram em jogo – uma opção incrível. A proposta é a mesma de sempre: antiga!
Quarto provençal
Os quartos com estilo provençal são recheados de opções em móveis. Vamos exemplificar com as penteadeiras. Elas são características dessa tendência e devem ser produzidas em modelos brancos ou em tons pastéis.
Além disso, vale a pena incluir grandes espelhos e um acabamento mais rebuscado. Cadeiras e armários também têm o seu valor e podem ser produzidas nesse estilo.
Conforme a Westwing, não são só os adultos que podem usufruir desse estilo.
“Para os bebês, por exemplo, a decoração de quarto provençal ajuda, mesmo com o tom envelhecido dos móveis, a torná-lo infantil e elegante, com o uso adequado de cores, estampas, móveis e acessórios.”
Já as crianças podem receber uma decoração com peças fundamentais, entre as quais camas e cômodas amparadas pelas molduras típicas do estilo provençal. Tanto para adultos quanto crianças, as camas podem combinar estampas floridas, com baús rústicos.
“É possível recriar uma atmosfera de época, sem perder o encanto contemporâneo.”
Gostou do estilo provençal? Aproveite para aprender mais sobre a marcenaria para quartos infantis.