A corda náutica em móveis é uma tendência: descubra como usá-la.
Peças utilizando materiais rústicos, como a corda náutica em móveis, estão cada vez mais em evidência em diversos cômodos da casa. Tradicionalmente associado aos móveis para as áreas externas, o material ganha cada vez mais espaço em salas, quartos, cozinhas e outros ambientes internos.
O uso de corda náutica na produção de móveis agrega um design sofisticado e moderno aos ambientes. Além de resistente ao sol e à chuva, o material resiste também a manchas de bebidas como café e vinho.
O supervisor da Móveis Lourdes, Robson Penteado, aponta algumas qualidades do material: “a corda náutica traz aos móveis estética, beleza e durabilidade. Hoje, ela é recomendada tanto para ambientes internos quanto externos, devido às qualidades que possui”, comenta o especialista.
Uso em ambientes internos
O uso de corda náutica na indústria moveleira permite inúmeros desenhos na hora da trama. Isso resulta em mobiliários bastante criativos, cujo design agrega vida e personalidade.
Dessa forma, na parte interna da casa, seu uso é recomendado em cadeiras, poltronas e na sala de jantar. O material funciona bem em combinações, ao ser aplicado, por exemplo, a um conjunto de mesa e cadeiras.
A corda náutica, aliada a outros materiais, além do ar rústico, também agrega ao móvel atributos de modernidade. Dessa forma, pode-se pensar, por exemplo, em uma poltrona de linho com detalhes em corda náutica e madeira. Isto garante um ambiente moderno e original.
Uso em ambientes externos
A corda náutica segue sendo uma boa escolha para quem quer originalidade no mobiliário para a área externa. Assim, ela agrega leveza e textura ao ambiente, pois gera contraste e acabamento ao ser combinada com madeira e alumínio. Tratam-se de dois materiais bastante adequados para áreas externas, como espaços de churrasqueiras, piscina e jardins.
Cuidados ao utilizar a corda náutica
A corda náutica, fibra sintética e tela sling garantem alta durabilidade na utilização em ambientes externos e internos, entretanto, para isso, alguns cuidados são necessários.
“Esses produtos têm uma durabilidade superior a cinco anos. Por isso, para mantê-los em boa conservação, nunca utilize solventes, removedores, abrasivos ou produtos alcalinos na limpeza dos móveis”, enfatiza o representante da Móveis Lourdes.
Você já aplica a corda náutica em seus projetos? O que achou dessa tendência para móveis para ambientes internos e externos? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso canal de conteúdo para outras dicas e informações de seu segmento.