Em um mercado competitivo, como o da indústria moveleira, é preciso constantemente buscar estratégias para posicionar a empresa e seus produtos no topo e garantir seu sucesso. Nesse contexto, é fundamental saber como se destacar na produção de móveis e na mente e preferência de seu público – e um dos caminhos para isso é o marketing de diferenciação.
Com uma estratégia de marketing de diferenciação, é possível diferenciar suas peças e sua marca, criando uma distinção em relação à concorrência e apresentando sua empresa como tendo algo único para oferecer ao mercado. Todo negócio ou linha de produtos tem características que ajudam a diferi-lo de outros. No entanto, nem sempre isso é feito de modo estratégico ou comunicado de maneira adequada e atrativa ao cliente em potencial. Acontece, também, de muitos empreendedores nem saberem que têm essa vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Nesse tipo de cenário, atua-se de modo muito mais sensível aos preços e às instabilidades do mercado. Evitar esse problema, no entanto, como explica Pedro Superti, especialista em marketing de diferenciação e criador do Fator X, envolve um desafio.
“Se destacar em meio a toda essa concorrência não é tarefa fácil e uma decisão errada é suficiente para colocar todo o negócio a perder”, avalia Superti. Para lidar com tal desafio, é importante saber como se destacar na produção de móveis com o marketing de diferenciação.
Compreenda os princípios do marketing de diferenciação
Em linhas gerais, o marketing de diferenciação reúne técnicas que ajudam a identificar e a comunicar o que torna uma marca, empresa, produto ou serviço singular, proporcionando vantagem competitiva. Por meio dele, é possível traçar caminhos de como se destacar na produção de móveis e tornar-se reconhecido por suas particularidades e pelo valor diferenciado entregue ao cliente. Pedro Superti explica mais detalhadamente esse conceito.
“É o marketing voltado para que as empresas se posicionem de uma maneira diferente e se diferenciem para saírem da guerra de preços e de uma concorrência predatória. O marketing de diferenciação ajuda empresários a se posicionarem como líderes de seus mercados, fazendo com que suas marcas se transformem em um movimento com clientes fiéis e fãs para a vida inteira. Mas essa diferenciação não é apenas sobre ser diferente, é sobre ser surpreendente. Isso é ser diferente de um jeito que o cliente queria, mas não esperava”, resume o especialista.
Como se destacar na produção de móveis com o marketing de diferenciação
Para que você estabeleça sua estratégia de como se destacar na produção de móveis, é importante:
1. Segmentar
A segmentação é fundamental para o marketing de diferenciação. Por meio dela, você identifica que seus clientes não são todos iguais, que têm motivações, demandas e preferências variadas, e oferecem igualmente desafios e oportunidades.
Ao fazer a segmentação, você compreende o que cada perfil de cliente valoriza e como sua marca pode oferecer isso a ele. A segmentação pode ajudar, também, na definição de sua especialidade ou de novas linhas de produtos. Por exemplo, você pode identificar um potencial em atender exclusivamente o nicho de móveis para crianças, como os montessorianos, Reggio Emilia, etc.
Lembre-se de que utilizar uma mesma estratégia massiva para públicos diferentes pode ser oneroso e ineficiente.
2. Ter uma proposta de valor
Para estabelecer como se destacar na produção de móveis, também é importante definir, trabalhar e comunicar sua proposta de valor. Alguns cuidados devem ser seguidos para isso, como destaca Superti.
“A empresa precisa oferecer uma proposta única de valor. Esse é o segredo para fazer com que o cliente compre de você e não do seu concorrente. O cliente vê valor no que você está oferecendo? Para descobrir isso, é preciso conhecer muito bem esse cliente e saber se as mudanças que estão sendo feitas no negócio estão alinhadas com aquilo que seu público valoriza. Não adianta nada criar algo super diferente e entrar numa zona desconhecida que não faz sentido para as pessoas que você quer atingir.
O segundo ponto é descobrir se existe demanda por aquilo que você quer oferecer. Muitas vezes, você ser o primeiro a criar algo novo pode ter um risco muito grande porque o mercado talvez ainda não tenha a cultura necessária para entender seu produto. O terceiro ponto é não ser influenciado pela moda do momento. Algo que é sucesso absoluto de vendas hoje vai ter o mesmo desempenho daqui alguns anos? É mais interessante investir em algo perene, que sempre estará na mente do consumidor”, recomenda o especialista.
3. Criar uma experiência única para seu cliente
Muitos produtos e serviços são iguais na percepção do público. Nesse contexto, para se destacar em um mar de igualdade, a experiência do cliente é um excelente caminho.
“O que mais tem no mercado são marcas vendendo produtos tangíveis, que mexem com nosso lado racional. No entanto, quando você vende apenas um objeto, algo tangível, isso faz com que você seja comparado a várias outras marcas que vendem o mesmo tipo de produto. É preciso fugir disso: o cliente deve saber que não está comprando apenas um móvel, e sim uma experiência, algo muito maior do que somente um objeto. As coisas que mais valem a pena na vida não podem ser tocadas, elas são intangíveis. Por isso, a marca precisa estar ligada ao lado emocional do cliente”, avalia Superti.
De fato, conforme dados divulgados em matéria da Harvard Business Review, na década de 1950, em torno de 30% do valor de uma empresa era intangível – atualmente, esse percentual estaria em mais de 60%. Isso demonstra a importância de pensar na diferenciação que vá além dos atributos tangíveis para desenvolver formas de como se destacar na produção de móveis.
E a experiência é elemento vital nessa estratégia. O especialista em marketing de diferenciação lembra que “hoje, vivemos na era da experiência. As pessoas não querem mais comprar
somente produtos ou serviços. Assim, enquanto sua empresa apenas falar que seu produto ou serviço é melhor do que os demais, você sempre estará sendo comparado aos concorrentes. O que sua empresa precisa criar e pensar é como sua marca proporciona experiências únicas em todos os pontos de contato com o cliente”.
4. Ter autenticidade
Um estudo divulgado na Forbes mostrou que 85% dos entrevistados afirmaram que a autenticidade importa ao decidir quais marcas eles gostam e apoiam. A autenticidade é outro fator-chave em como se destacar na produção de móveis. Esse atributo ajudará na conexão emocional com seu cliente, a diferenciar sua marca e a ajudá-la a conquistar fãs e defensores para seus produtos.
Assim, se, por exemplo, você tem uma marca ou linha de móveis sustentáveis, é fundamental praticar a sustentabilidade na rotina do negócio, em suas decisões e ações de gestão. Isso mostrará que, de fato, sua marca é autêntica e pratica aquilo que comunica.
Para ter mais ideias sobre como se destacar na produção de móveis, confira também nosso artigo sobre meios de agregar valor ao seu produto.