Se você já está convencido de que o layout de sua planta fabril precisa mudar em busca de redução de custos e ganho de produtividade, mas tem dúvida sobre como começar a estrutura, vale seguir as dicas da especialista em administração industrial da SV Martins Arquitetura e Engenharia Industrial, Camila Mantovani.

Hoje, existem basicamente quatro layouts ideais:

1. Layout de produto: muito usado na disposição em linha em que é produzida uma família de peças semelhantes, como portas de armários, por exemplo, e as máquinas são configuradas para algumas características de peças.

2. Layout de processos: em que máquinas estão agrupadas e dispostas de acordo com os processos que realizam, oferecendo mais flexibilidade na utilização dos equipamentos.

3. Layout celular: em que produtos tem a produção iniciada e terminada dentro de células, que funcionam como pequenas fábricas. Além disso, funcionários colaboram entre si para atingir metas qualitativas e produtivas.

4. Layout posicional: nele o produto fica “parado” com equipamentos e operadores se movendo ao redor dele.

Estoque

Normalmente são três os tipos de produtos estocados por uma empresa: o almoxarifado (estoque de matéria-prima), de processo (peças da produção) e estoque de produto acabado, no qual é armazenado o item final. “Como regra geral, a melhor posição é ao lado do processo, mas tudo depende do tipo de fábrica, espaço disponível, tempo de obtenção, modo de fabricação e dificuldade de movimentação interna”, pondera.

Em busca de ajuda sobre como implementar o layout ideal? Vale mapear todo o seu parque fabril em etapas busca de respostas a algumas questões. Para saber mais sobre esse assunto, acesse a matéria: Planejamento em 4 fases ajuda a mapear processo para um layout fabril eficiente.

eficiência energética