O uso de fitas de LED nos móveis segue em alta, agregando sofisticação aos projetos de marcenaria. Além do diferencial estético, muitas vezes, esse tipo de iluminação é necessária para proporcionar melhores condições de trabalho em cozinhas, salas de estudo e home office. O uso de lâmpadas de LED em móveis é uma das grandes tendências do mercado, que ganha cada vez mais força por valorizar o mobiliário e atuar de forma funcional, clareando os ambientes.
Júlia Pimentel, lighting designer da Loja Elétrica LTDA de BH/MG, esclarece: “O ambiente, onde o móvel está inserido será impactado pela iluminação desse móvel. Por isso, é de grande importância ter conhecimento do conceito aplicado ao projeto e sua função no espaço. Assim, é possível determinar: grau de proteção da luminária, potência do LED, fluxo luminoso, temperatura de cor e muitas outras características da luminária e da fita de led especificadas.”
O que são as fitas de LED?
As lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz), além de serem elegantes, possuem uma série de vantagens, inclusive financeiras para o cliente. O arquiteto Philippo Gomes afirma que “a economia de energia proporcionada por este tipo de componente é de 20% em comparação às lâmpadas fluorescentes.” A versão também apresenta maior durabilidade em relação às lâmpadas incandescentes – o LED possui cerca de 35 mil horas de vida útil, e seus dispositivos podem sobreviver até 100 mil horas, o equivalente a mais de 8 anos de uso. Além disso, o LED pode ser utilizado em ambientes úmidos, como banheiros, sem oferecer riscos de choques, ou em baixas altitudes, sem a preocupação de queimaduras por contato.
Diante disso, cabe ao marceneiro que ainda não está por dentro dessa realidade, buscar entender as possibilidades de aplicação das lâmpadas LED nos projetos de móveis a fim de garantir um trabalho de qualidade. Vale a pena se inspirar em sites de decoração, pedir a consultoria de um profissional da área e conferir, é claro, as dicas sobre a utilização do recurso que listamos a seguir.
O LED é um diodo emissor de luz que pode ser utilizado em diversos formatos: fita, mangueira, placa, lâmpada. A fita de LED é um sistema eletrônico constituído por placa eletrônica flexível, na qual são fixados os pontos de LED, conectados de forma linear e alimentados por baixa tensão de 12v ou 24v.
Aplicação de lâmpadas de LED em móveis
Independentemente do local em que forem empregadas, as lâmpadas de LED precisam ser trabalhadas de forma harmônica, “respeitando” as características do projeto mobiliário e da iluminação ambiente.
Sidneia Teixeira, sócia d’A Marcenaria, de Farroupilha/RS, explica que qualquer móvel pode recebê-las, “desde que seja feito o planejamento elétrico para verificar a alimentação mais adequada para o móvel e o efeito de iluminação que se deseja realizar”, ressalta.
De acordo com a empresária, o uso do LED é mais comum em armários de cozinha, closets, home teathers e em áreas de estudo ou leituras, como as cabeceiras de cama, por exemplo.
Vale ressaltar que, como em cozinhas, os armários tendem a gerar sombras por serem colocados sobre bancadas, pias e fogões, a iluminação utilizada nesse tipo de mobiliário tem o objetivo de clarear o ambiente, por isso a recomendação é pelo uso de LEDs brancos. Já em armários e roupeiros em geral, pode-se aplicar a iluminação por fora ou por dentro, através de um sistema de acionamento mecânico, com micro chave na porta ou sensores. Nesse caso, a principal função das lâmpadas é iluminar as roupas, gerando maior conforto para o usuário.
Cuidados na instalação de fitas de LED em móveis
É importante citar que fitas de LED são delicadas, devendo ser manuseadas de forma a evitar quedas, dobras e torsões, para que as conexões eletrônicas não se rompam. Para adequar a tensão da tomada e evitar picos de energia, é necessário utilizar um dispositivo eletrônico chamado driver, escolhido de acordo com as características das fitas de LED nos móveis.
Pimentel ressalta: “Os spots oferecem luz de destaque e diversas opções de fachos. Os perfis são ideais para fitas de LED nos móveis e possuem difusor que proporciona uma iluminação mais suave. A especificação de cada um desses modelos de luminárias será baseada no objetivo e nas necessidades de cada projeto”.
É comum a fita de LED apresentar comprimento de 5m, com pontos específicos para corte. Em sua face posterior, há uma cola adesiva para fixação em superfície lisa, pouco porosa e limpa (assim a fita não descola com facilidade). Por esse motivo, os perfis metálicos são ideais para fixação das fitas de LED nos móveis.
Em termos de temperatura de cor, a iluminação amarela apresenta função mais decorativa, criando pontos de destaque dentro de uma cristaleira, por exemplo. Já a luz branca é ideal para áreas de trabalho.
Fitas de LED aquecem: atenção com a dissipação de calor!
A face posterior das fitas de LEDnos móveis gera calor e, para que esse seja dissipado com maior eficácia, é indicada a sua fixação em perfis de alumínio. Perfis plásticos não são seguros, pois podem derreter e até mesmo pegar fogo. As fitas de LED nos móveis podem parar de funcionar por falta de dissipação correta do calor gerado.
Pimentel esclarece: “As luminárias em LED não emitem radiação infravermelha (calor) em sua iluminação, mas os seus componentes esquentam e necessitam de dissipação de calor, para garantir a segurança de uso e vida útil longa do LED”.
Perfil de alumínio com acrílico: luminária para fitas de LED nos móveis
Os perfis de alumínio podem ser de sobrepor ou de embutir para fixar as fitas de LED nos móveis, contando com tampa de acrílico, que torna a iluminação mais suave, evitando o ofuscamento. É interessante que cada segmento do perfil de alumínio conte com um driver individual para facilitar a manutenção das fitas de LED nos móveis. Tanto a fita quanto o driver podem queimar.
O corte da madeira, para encaixe do perfil de alumínio, deve ser realizado de forma precisa por marceneiros experientes, evitando problemas com a fixação das fitas de LED nos móveis. Os perfis podem apresentar angulação interna gerando efeitos visuais diferenciados.
Pimentel ressalta: “A iluminação LED tem inúmeras vantagens, mas o ponto vulnerável é a baixa resistência à umidade. Portanto, em áreas úmidas é necessário verificar o índice de proteção da luminária e dos seus respectivos acessórios (essa informação é fornecida pelos fabricantes e consta no manual do produto e nos catálogos)”.
LED e mais: soluções de iluminação para mobiliário
Existem muitos materiais disponíveis no mercado para garantir aos móveis o efeito de iluminação adequado. Entre os mais usuais, estão:
- Fitas de Led: fitas com vários leds em sequência;
- Conectores de fitas de LED: usado para conectar a fita de LED na fonte de energia;
- Botões (micro chaves) para gavetas e portas: usados para ligar automaticamente a iluminação;
- Interruptores específicos para móveis: têm a função de ligar e desligar a iluminação manualmente;
- Fontes: usadas para alimentar as fitas de LEDs;
- Luminárias de LEDs: são, geralmente, similares às luminárias de lâmpadas dicroica;
- Spot para embutir: usado para iluminação embutida.