Calcular o valor dos serviços da marcenaria de forma correta é essencial para a saúde do negócio e para motivar o marceneiro a se manter como empresário. Muitos perguntam o motivo pelo qual profissionais medianos conseguem um grande sucesso financeiro, enquanto outros, excelentes, mal conseguem pagar o aluguel da marcenaria. Geralmente, o problema está na forma de calcular o valor dos serviços prestados!
Em longo prazo, não é recomendável replicar fórmulas matemáticas prontas para calcular o valor dos serviços, pois cada marcenaria tem um projeto de negócio único. Deve-se ter paciência e dedicação para detalhar os custos e despesas, assim como para identificar os diferenciais do negócio.
Confira, a seguir, como calcular o preço dos serviços da sua marcenaria, de forma que faça sentido para o seu negócio!
Conceitos básicos de contabilidade para marceneiros
Para ter uma contabilidade saudável na sua marcenaria, é necessário compreender os seguintes conceitos:
Custos
São todos os gastos envolvidos na fabricação dos móveis e que devem estar presentes ao calcular o valor dos serviços, sendo subdivididos em fixos (energia elétrica, salário dos colaboradores, aluguel da fábrica) e variáveis (valor pago pelos insumos de produção).
Despesas
São os gastos relacionados à parte administrativa da marcenaria e que devem estar presentes ao calcular o valor dos serviços. São exemplos: salários e comissões dos vendedores, pró-labore dos proprietários, propaganda e marketing, material de limpeza e de expediente, planos telefônicos, dentre outros.
Paulo Roberto Vieira Landim, sócio da Diconti Soluções Empresariais, enfatiza: “é necessário saber diferenciar preço de custo! O primeiro é o valor apresentado ao cliente, a ser pago pelo móvel. O segundo é o valor a ser pago pela matéria-prima e mão de obra envolvidas em todo o processo de execução do móvel.”
O que é necessário analisar para calcular o valor dos serviços?
Para calcular o valor dos serviços de marcenaria, é necessário analisar os seguintes parâmetros:
Identificação dos custos
Esteja atento para conseguir bons preços com seus fornecedores e contabilize todos os custos, de forma real. É comum, por exemplo, que o marceneiro contabilize as ferragens, mas deixe de considerar os gastos com fitas de borda.
Desenvolva uma ficha técnica para cada tipo de móvel que pode ser produzido, especificando até os parafusos utilizados para calcular o valor do serviço! “Fazer o controle das fichas técnicas a partir de planilhas eletrônicas ou softwares de gestão voltados para a marcenaria também auxilia o controle de estoque”, comenta Landim.
Identificação das despesas
Tenha controle, também, sobre todas as despesas. Conheça os impostos a serem pagos, as taxas de cartões de crédito/débito e boletos, seguros. Não há como uma marcenaria sobreviver sem arcar, mensalmente, com suas despesas e seus custos, sendo os parâmetros essenciais para calcular o valor dos serviços!
Tempo para produção
Precifique o tempo investido para executar o projeto, levando em consideração o tempo da visita técnica, da criação do projeto, da execução e da montagem na casa do cliente. Muitas vezes, esse tempo já é contabilizado dentro dos custos. Para projetos que precisam ser entregues em prazo menor, inclua o valor desse benefício no seu preço.
Definição do lucro
O preço dos móveis deve conter a margem de lucro, pois é ele que permite a expansão da marcenaria enquanto negócio, sendo essencial para calcular o valor dos serviços. Especifique uma margem padrão para os serviços prestados e planeje os preços promocionais, como, por exemplo, os ofertados durante a Black Friday. A margem de lucro pode ser um pouco menor quando o volume de venda é significativamente maior.
Análise da concorrência
Conheça o nicho de mercado em que sua marcenaria atua! Saber o preço da concorrência, assim como a qualidade dos produtos oferecidos por ela, é fundamental. Mas não embase o seu preço a partir do que é cobrado por outras marcenarias. Use essa informação para estabelecer seus diferenciais e cobrar por isso.
De forma genérica tem-se:
Preço = despesas + custos + lucro + especificidades*
*Especificidades do projeto que impactam diretamente o valor do serviço, como a urgência de entrega.
“Lembre-se sempre que a boa gestão do fluxo de caixa e do estoque garantem a rentabilidade e a prosperidade financeira da sua marcenaria!” finaliza Landim.