Você costuma calcular o balanço patrimonial de sua marcenaria? Pois é, fazer o levantamento dos ativos e passivos da sua empresa é fundamental para torná-la lucrativa. Vale lembrar que ativos são os bens necessários para o funcionamento do seu negócio. Enquanto os passivos são os registros das obrigações, contas a pagar e compromissos de curto, médio e longo prazo. O terceiro grupo é a conta capital, ou seja, o que é necessário para a marcenaria funcionar com qualidade.
Portanto, o balanço patrimonial deve ser realizado periodicamente, já que é o responsável por demonstrar a situação econômica da empresa em um determinado intervalo de tempo.
“Pelo balanço patrimonial, é possível detectar a depreciação e o resultado que há em cada ativo. É a forma de saber quanto os meus ativos geram de retorno”, resume Maicon Putti, consultor da Ideia Consultoria Empresarial.
O trabalho também é bastante técnico. “O próprio contador da empresa deve auxiliar na construção desse balanço.”
O que é necessário para elaborar o balanço patrimonial da marcenaria?
Para realizar o balanço patrimonial , é preciso levantar toda a movimentação de despesas e receitas, além de classificar as contas conforme a estrutura patrimonial. Ou seja, dividir cada tipo de conta em ativo, passivo e conta capital.
No segmento de ativos, incluem-se máquinas, equipamentos, ferramentas e produtos – tudo aquilo que pode gerar negócio para a empresa. O passivo, por sua vez, são as dívidas a pagar, os compromissos adquiridos junto a fornecedores, colaboradores e prestadores de serviço.
Já o grupo da conta capital, é a soma de todos os investimentos que foram feitos para iniciar a marcenaria. E isso inclui a compra de máquinas e bens e tudo o que for necessário para que a empresa funcione.
“O balanço é importante para uma avaliação da situação patrimonial . É como se fosse um raio-x, uma forma de observar se os ativos estão gerando lucro e se a empresa está aumentando o seu valor de capital”, pontua o especialista.
Outras funções do balanço patrimonial da marcenaria
Com esse raio-x completo, é possível fazer uma avaliação realista da saúde financeira da marcenaria. Se seu patrimônio líquido for negativo, por exemplo, é sinal de que você está no prejuízo e precisa rever suas estratégias administrativas e comerciais.
Em caso de registrar resultado positivo, você obtém lucros e sabe que está no caminho certo e pode determinar se seu fluxo de clientes é o suficiente para manter as contas equilibradas, ou se é preciso prospectar novos consumidores.
Outra função do balanço patrimonial é fazer com que a empresa possa se planejar, – tanto a médio quanto a longo prazo, para saber quando é hora de ampliar o negócio ou de rever suas estratégias.
Periodicidade do balanço patrimonial
O ideal é que o balanço patrimonial possa ser realizado trimestralmente, mas algumas empresas o fazem anualmente.
“Fazendo o balanço trimestralmente, é possível fazer comparações a cada trimestre se o custo aumentou, diminuiu, ou se os resultados vieram ou não”, conclui Putti.
Você costuma calcular o balanço patrimonial da sua marcenaria? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo.