O uso de alumínio em móveis não é uma novidade no setor moveleiro. Bastante utilizado há muito tempo na construção civil, o material entrou em nossas casas e passou a ser parte de eletrodomésticos e também do mobiliário.

A fabricação de móveis percebeu que o alumínio é um material interessante e que apresenta muitas vantagens. Dessa forma, os perfis de alumínio passaram a ser cada vez mais frequentes nos produtos. As aplicações vão desde puxadores até a estrutura, que deixa a mobília mais leve — mas sem perder a qualidade.

O fato é que o material é uma tendência e funciona super bem nos móveis. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe até o final! 

Por que usar o alumínio na fabricação de móveis?

Antes de mais nada, há dois pontos que devemos destacar. O primeiro é que quando o consumidor investe em um móvel, a ideia é que ele dure por bons anos. O segundo é que a beleza é tão importante quanto a durabilidade da peça.

Sendo assim, as marcenarias, e fabricantes no geral, precisam encontrar materiais duráveis e investir em design para seus produtos. A boa notícia é que o uso de alumínio em móveis agrega esses dois aspectos, sobretudo em móveis planejados.

A mobília sob medida precisa ter certas características, como ser funcional e resistente para durar por muitos anos. Nesse sentido, os perfis de alumínio entram na jogada como uma possibilidade durável, com bom acabamento e que vai além da mera função decorativa.

Veja alguns motivos para utilizar alumínio na fabricação de móveis.

É um material versátil

Os perfis de alumínio já são amplamente usados em corrediças de móveis, puxadores e ferragens. No entanto, o material também pode ser usado na estrutura da mobília. A combinação com madeira fica com um toque industrial e traz sofisticação ao ambiente.

O alumínio forjado, por exemplo, deixa o mobiliário com um toque vitoriano — enquanto o tubular é mais leve e fácil de ser moldado, o que facilita muito a fabricação de móveis planejados. Por fim, o alumínio fundido é o tipo feito em molde.

O alumínio é bastante resistente

Sem dúvidas essa é uma das principais características do material e o que faz ele ser uma excelente opção na marcenaria. O alumínio tem a resistência de um metal e é altamente resistente contra intempéries.

O material tem uma resistência elevada e, por consequência, maior durabilidade. Os perfis de alumínio absorvem impactos, não corroem com facilidade e permanecem com o acabamento bonito apesar da passagem do tempo. 

Não à toa, os móveis externos geralmente são fabricados nesse material, como em cadeiras e mesas de praia e jardim. As peças têm menor risco de serem danificadas, mesmo em contato com água e sol — sobretudo quando recebem uma proteção extra de esmaltes sintéticos.

Tem uma grande diversidade de usos

Será que o alumínio ficaria bem nos armários da cozinha? E no closet, ou em outras partes da mobília? A resposta é sim, o material combina com os mais variados tipos e estilos de móveis.

É possível aplicar alumínio em:

  • armários;
  • estantes;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • luminárias;
  • banquetas;
  • aparadores;
  • entre outros tipos de móveis e elementos decorativos.

Quais os tipos de alumínio usados na fabricação de móveis?

Podemos encontrar principalmente dois tipos de alumínio na fabricação de móveis, que são os perfis slim e master. Cada um deles tem características próprias, que você poderá conferir a seguir.

Perfis Slim

Com um excelente custo-benefício, os perfis slim são encontrados em formatos diferentes e têm a vantagem de serem adaptáveis — algo super importante, pois facilita a confecção de peças de designs diversos. 

Dessa maneira, o alumínio valoriza a peça e o acabamento faz com que o móvel combine com a decoração dos ambientes. Isso acontece pela finalização do material e também devido a camada de óxido após o processo de anodização (os perfis são banhados em uma mistura eletroquímica). 

Essa camada externa protege o alumínio e evita que a peça risque com facilidade, além de proteger da corrosão e oxidação. Ou seja, é essencial para prolongar a vida útil do móvel. Mas não para por aí, o quesito segurança também é beneficiado, já que o óxido serve como um isolante elétrico.

No caso dos móveis planejados, em que muitas vezes são acopladas tomadas e fiação elétrica, essa é uma alternativa de proteção interessante e eficaz. 

Perfil Master

Diferentemente dos perfis slim, o perfil master se destaca por estar disponível em uma cartela de cores maior, entre elas inox, bronze e natural. O acabamento muda um pouco para o outro tipo, uma vez que passa por um processo de jateamento antes do banho anodizado. 

Essa dupla camada não adiciona espessura ao produto, mas melhora a estética da peça e ajuda na aplicação em variados modelos de móveis. Outras vantagens são a facilidade de limpeza, praticidade e conforto. 

Além disso, as cores dos perfis master contribuem para que se façam combinações mais interessantes com a madeira e até mesmo vidro. O resultado são móveis únicos e de alta qualidade.

De que maneiras é possível utilizar alumínio na movelaria?

A utilização do alumínio é versátil e orna muito bem com outros materiais. Seja em móveis avulsos ou planejados, os projetos ganham um toque de sofisticação — além de durabilidade e segurança.

Confira quais são as aplicações do alumínio na fabricação de móveis:

  • portas de armários em perfil de alumínio;
  • puxadores para gavetas e portas;
  • cabideiros;
  • perfis de alumínio para estrutura de mesas, cadeiras, etc;
  • bases e suportes e outras usabilidades.

Até pouco tempo atrás ainda era possível ver muitos móveis que ainda eram feitos com aço inox. Porém, o material está sendo deixado de lado por conta da oxidação, e o alumínio é uma alternativa que confere mais resistência e melhor custo-benefício. Portanto, o uso de alumínio em móveis está crescendo e com toda certeza essa é uma tendência que vai permanecer por bastante tempo.  

Aproveite e confira também quais são as tendências em móveis para escritório, para casa ou para sua empresa!