As fotos para e-commerce são parte fundamental do sucesso da operação de qualquer loja virtual. Elas funcionam como uma vitrine, na qual o usuário conhece, avalia, admira e compra as peças divulgadas. Portanto, essas imagens mostram-se estratégicas para que o e-commerce venda mais e reduza problemas como devoluções e arrependimentos. 

E isso é fundamental em um cenário no qual cada vez mais empresas do setor moveleiro, mesmo fabricantes de menor porte, estão competindo pelo cliente também nos canais digitais. 

No entanto, produzir fotos para e-commerce realmente boas, apresenta alguns desafios, conforme lembra Roberto Furtado, profissional graduado em fotografia e que trabalha há 12 anos como fotógrafo.

“O grande desafio para fotografar objetos com arestas bem definidas, como os móveis, é gerar imagens que transmitam características reais em dimensão, proporção e alinhamento, tornando-as atrativos ao visitante da loja virtual”, ressalta.

6 dicas para captar fotos para e-commerce que vendam

Entre as boas práticas para produzir fotos de qualidade profissional, estão:

1. Aprenda alguns dos princípios básicos da fotografia e do uso de equipamento fotográfico

“imagem escura ou imprecisa, com linhas deformadas pela escolha inadequada da objetiva é um problema comum. Você compraria, por exemplo, uma cadeira sem saber se as pernas dela são curvas ou retas? Um cliente observador pode desistir de realizar a compra”, indica o profissional.

Portanto, para captar boas imagens, é preciso compreender, ao menos, os princípios básicos de operação da câmera e da fotografia.

É importante saber, por exemplo, que “arestas e proporções reais são obtidas com lentes (objetivas) específicas, conhecidas como objetivas de correção de perspectiva”, afirma Furtado. E que não é recomendado o uso de lente grande angular, já que ela poderá distorcer a imagem do seu produto e induzir seu cliente ao erro.

Ainda, é fundamental compreender como a iluminação certa pode ser o segredo para uma fiel e qualificada imagem de produto. Nesse sentido, preferir utilizar luz natural e não o flash é uma boa prática. Utilizar a câmera no modo manual, ajustando velocidade do obturador e abertura do diafragma também é importante para garantir os melhores cliques. 

Outros recursos fundamentais são o tripé, a fim de evitar fotos tremidas e sem nitidez, e o rebatedor, para que sombras indesejadas não prejudiquem suas fotos para e-commerce. 

2. Avalie fazer fotos para e-commerce em um estúdio fotográfico

“Fotografias realizadas em estúdios são mais fáceis de corrigir, mas, muitas vezes, devido ao tamanho dos produtos, os profissionais optam pela montagem de um estúdio em torno de um produto. Nesse caso, é montado um grande fundo infinito e são utilizadas tapadeiras para controlar a luz que cria reflexos indesejáveis”, ressalta Furtado.

É importante saber que os estúdios terão todos os recursos necessários para a captação de fotos profissionais. Por exemplo, eles disponibilizam o chamado fundo infinito, ideal para fotografia de produtos, ajudando a dar destaque às peças. 

3. Prepare seus produtos antes das tomadas fotográficas

Independentemente se a captação for feita por você, alguém de sua equipe ou por um fotógrafo contratado, é fundamental escolher, separar, higienizar e preparar os móveis que serão fotografados com antecedência.

Isso pode parecer algo secundário, mas é importante ter em mente que o cuidado transmitido por meio das imagens de sua loja virtual é o mesmo que o cliente imagina que você terá com seu atendimento, produção da peça e entrega do pedido. Lembre-se de que cada detalhe conta e será avaliado com atenção pelo seu público. 

4. Tire fotos para e-commerce de diversos ângulos do móvel

Para que o cliente possa escolher o seu móvel, é essencial que as imagens ajudem-no a conhecer, em detalhes, a peça em questão.

Imagens de detalhes do móvel – por exemplo, de seu acabamento, das ferragens de sua estrutura, etc.- , são importantes ainda para demonstrar os diferenciais e a qualidade do produto ao cliente. Inserir seus produtos em um contexto de uso, de modo que o cliente consiga visualizar e imaginar melhor como ele ficaria em sua casa ou empresa também é uma boa tática.

Lembre-se também de que seu cliente não irá ter contato com o objeto físico e que, portanto, você deverá ajudá-lo a compreender qual é a real escala do móvel em questão. Assim, captar imagens com outros objetos ao lado pode ajudar a deixar em evidência a real dimensão da peça. E, para não criar confusões, é importante não inserir outro item no primeiro plano ou colocar o produto muito à frente dos demais da cena – isso poderá fazer a escala ser deturpada na imagem. 

5. Lembre-se de que o tratamento de imagens também é importante

A edição das fotos para e-commerce irá ajudar a criar uma unidade entre todas as imagens da sua loja virtual e fazer com que elas pareçam realmente profissionais. Ela serve, por exemplo, para remover o fundo, corrigir cores e ajustar o brilho.

No entanto, é preciso cuidado: para essa finalidade, ela serve para retoques e não para transformar a imagem, portanto, é importante não exagerar nas mudanças e, principalmente, na utilização de filtros e efeitos. Essa edição pode ser feita em softwares e apps como PhotoShop, Adobe Lightroom e Pixlr.

6. Estude contratar um profissional para coordenar suas fotografias

Como vimos, para fazer fotos realmente vendedoras, são necessários diversos conhecimentos e equipamentos. Por isso, avalie a contratação de um fotógrafo profissional para conduzir esse processo.

“Somente um profissional sabe aproveitar adequadamente a luz natural ou inserir iluminadores para mostrar a textura da superfície de um móvel. Além disso, muitas vezes, é preciso ter recursos específicos para essa prática, tais como objetivas específicas, licenças de softwares e conhecimento aprofundado em tratamento de imagem. Também é de grande relevância o conhecimento em iluminação. Pode ser indispensável um tripé, filtros para objetivas, ajudante(s), rebatedores, etc.”, destaca o profissional.

Para finalizar, Roberto Furtado também lembra de que “para cada fotografia, há uma técnica que, se utilizada da forma correta, torna-se a garantia de um resultado mais favorável”.

E então, gostou dessas dicas para tirar fotos para e-commerce e impulsionar sua loja virtual? Para conhecer outros recursos que podem ajudar sua empresa a vender mais, confira o material que preparamos com dicas de ferramentas digitais para alavancar suas vendas.