ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

outdoor living

Mobiliário outdoor living: saiba mais sobre esses móveis

Saiba como entregar o projeto mobiliário de outdoor living para o cliente que vai superar às expectativas.

O conceito de trazer o externo para o interno já é bem conhecido - isso é, trazer detalhes e inspirações da natureza, como plantas e elementos naturais para o design de interiores. Agora, também se mostra como uma grande tendência levar o interno para o externo, no que é chamado de outdoor living.

De modo geral, esse conceito reforça a proposta de utilizar móveis em áreas externas, conectados ao ambiente e à natureza, proporcionando mais conforto, bem-estar, funcionalidade e design aos espaços externos.

"Quando se fala em outdoor living, o entendimento pode variar bastante, indo desde 'área da piscina' a 'pátio'. Eu definiria outdoor living como uma extensão da sua casa para a beleza da natureza. É um tipo de expansão do estilo de vida que se tem em casa também para o ambiente externo, onde se tem ainda todos os benefícios do contato com a natureza", explica a arquiteta e designer Bruna Miranda.

Além disso, um outdoor living bem projetado ajuda a agregar mais funcionalidade, beleza e valor ao imóvel. 

Miranda acrescenta que esse conceito deverá ter procura ainda maior junto a arquitetos, designer de interiores e de móveis.

"Esse tipo de conceito ganhou ainda mais fôlego a partir da crise financeira de 2008. Essa levou muitas pessoas a aderirem ao 'staycation', uma combinação de férias e ficar em casa. Se lá o principal objetivo era economizar com a estadia em hotéis, mas ter diversão em casa, agora, por conta da pandemia de Covid-19 e as orientações de ficar em casa quando possível, ele está ainda mais evidenciado", afirma.

Dicas para projetos e mobiliário outdoor living

Conforme Miranda, "o ambiente externo de nossa casa, muitas vezes, é nossa principal conexão com o ambiente natural, por isso, ele deve ser planejado com cuidado para realmente potencializar os benefícios desse contato, mas sem deixar atributos de conforto e conveniência de lado".

A seguir, veja algumas ideias para esse tipo de projeto.

Misture elementos

A especialista sugere que é possível acrescentar maior interesse visual a um espaço outdoor living combinando materiais de diferentes atributos e texturas, como concreto e compósito, vime e alumínio, cobre e pedra.

"Esse tipo de proposta integra materiais inspirados na natureza que mantêm a coesão com o ambiente natural e agregam um apelo estético ao espaço. Eles podem ser utilizados nos móveis e detalhes decorativos", propõe.

Pense na proteção do outdoor living

Pérgulas e mandris podem fornecer proteção contra o vento, sol intenso e chuva leve. Eles também ajudam a manter a beleza do espaço com plantas e detalhes arquitetônicos. Pode-se avaliar o uso de um teto verde, para maior conforto ambiental.

Tenha claro o propósito principal de uso do espaço

Para sugerir os móveis mais adequados, é preciso alinhar com o cliente para quais finalidades principais ele vai utilizar o espaço externo. Pode ser para receber grupos de amigos para jantares, relaxar - isso vai orientar a escolha e o desenvolvimento do mobiliário para o ambiente.

"Os móveis devem convidar e servir a um propósito específico, seja criando uma área de conversação, oferecendo um lugar para o cliente aproveitar a primeira xícara de café da manhã ou fornecendo acomodações adequadas para ele cozinhar e servir jantares para grupos grandes de pessoas", complementa Miranda.

Mas, de modo geral, entre o mobiliário comum aos espaços de outdoor living, estão espreguiçadeiras, mesas, bancos e banquetas, aparadores e namoradeiras.

"Os multifuncionais também são muito utilizados, especialmente para espaços mais enxutos. Um móvel que pode funcionar, por exemplo, como banco, mesa e aparador pode ser muito útil", sugere Bruna.

Leve em conta o estilo do restante da residência

Para o projeto do espaço e do mobiliário, é recomendado, também, considerar o estilo arquitetônico e o design de interiores da casa ao escolher materiais, texturas, cores e estilo decorativo do outdoor living.

Além disso, a especialista avalia como uma boa prática, quando aplicável, "criar uma transição perfeita entre a área interna e externa. Isso pode ser feito com portas de vidro, com a continuação do piso e também com o esquema certo de cores".

Escolha materiais adequados para o mobiliário outdoor living

Estética, praticidade, conforto, durabilidade e resistência são pontos-chave para projetos de mobiliário outdoor living.

"Madeira, ferro, plástico, alumínio e fibra estão entre os tipos de materiais mais utilizados para essas áreas, cada um apresenta diferentes níveis de exigência para a manutenção e conservação. Além disso, deve-se escolher com atenção os tecidos de revestimento, sem esse cuidado, eles podem ressecar e perder a cor muito rapidamente. Materiais têxteis como tela sling, corda náutica, acqua block e couro náutico são opções que garantem boa resistência a diversos fatores", destaca a especialista.

Crie um projeto que favoreça o contato com a natureza

Miranda traz dicas finais para os projetos de outdoor living:

  • Mandris decorados com flores da estação garantem uma estética intimista;
  • Dar preferência a telas retráteis, para não prejudicarem a vista da natureza;
  • No caso de espaços não cobertos, utilizar guarda-chuva chinês ou ombrelone pode ser uma saída para evitar a exposição direta do cliente a raios solares;
  • Utilizar pérgolas ajuda a criar espaços de convívio sombreados, porém mantendo a proximidade com a natureza;
  • Aplicar em móveis revestimentos que imitam pedras naturais também pode ser uma boa alternativa, dependendo do projeto. Bancadas, tampos de mesa e frentes de portas podem receber esses revestimentos.

Leia também outro conteúdo que preparamos e descubra mais sobre os tecidos mais indicados para móveis para áreas externas.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar