ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

tecidos-moveis-areas-externas-formobile

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais; veja os mais indicados

Com a temporada mais quente do ano batendo à porta do brasileiro, a demanda por móveis de áreas externas fabricados com tecidos especiais tende a aumentar e ganhar cada vez mais espaço no mercado moveleiro. Afinal, de acordo com Marcelo dos Anjos Fragoso, projetista do Studio D’Linea, “os tecidos utilizados para revestir mesas, cadeiras e sofás desses ambientes precisam ser resistentes às intempéries do tempo para não correrem o risco de desbotarem com a ação do sol e nem reterem a água da chuva.” 

Pensando nisso, separamos, a seguir, os tecidos que estão sendo mais aplicados em mobiliários de jardins, piscinas, varandas, espaços gourmet e outras áreas ao ar livre. Confira!

Tecidos náuticos

Os chamados tecidos náuticos, também comum nos barcos, são desenvolvidos para não cederem ao salitre e à maresia, mantendo suas características cromáticas e estruturais inalteradas. No entanto, mesmo com todas as suas especificações, até pouco tempo atrás, eles não costumavam  ser utilizados para a decoração outdoor devido à aparência mais rústica.

Atualmente, contudo, é possível realizar nesse tipo de material a impressão de estampas diferenciadas, dando personalidade e estilo aos tecidos, que podem revestir qualquer mobiliário externo, oferecendo, além de uma durabilidade superior, a segurança de não propagar chamas ou acumular mofo.

Os tecidos náuticos também são recomendados para os clientes que têm animais de estimação, já que são altamente resistentes a arranhões.

Tecido sintético e vinil

O tecido sintético e o vinil são muito utilizados para revestir móveis para áreas externas porque possuem, geralmente, estabilizadores UV que resistem ao desbotamento proporcionado pelo sol e repelem a água, evitando a imersão nas fibras e promovendo uma secagem rápida.

Acqua block

Um dos tecidos decorativos mais conhecidos para estofar móveis externos é o acqua block. Ele possui resistência aos raios solares, é impermeável e não mancha. Versátil, pode até mesmo ser a matéria-prima de ombrelones.

Sunbrella

Bastante utilizado e conhecido no mercado, o tecido sunbrella é importado, tem diversas texturas diferentes e uma gama de tonalidades bastante atraente. As principais vantagens desse tipo de material são a sua qualidade e durabilidade, além do acabamento em fluorocarbono, responsável por deixá-lo impermeável.

Vida útil dos tecidos

Apesar de todas as características especiais, vale lembrar que tecidos sofrem, naturalmente, um desgaste pelo uso, com o passar dos anos. “Porém, o cuidado e a manutenção regular são fundamentais para que eles tenham uma boa durabilidade”, afirma Marcelo.

Para saber mais sobre os tecidos empregados nos móveis de áreas externas, continue acompanhando o nosso canal de conteúdo. Até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar