A relação entre as luzes e o ambiente sempre foi muito explorada nos projetos de móveis. Com o tempo e o advento da tecnologia, novas possibilidades surgiram, permitindo uma integração cada vez maior entre os móveis e as lâmpadas. A iluminação deixou de ser um acessório extra, planejado separadamente, para ser parte do mobiliário em si – e, muitas vezes, ganhar o posto de protagonista de um projeto.  

Não restam dúvidas de que o impacto visual da iluminação dos móveis passou por muitas transformações ao longo dos últimos anos. Essas mudanças foram, ao mesmo tempo, consequência e causa da evolução da relação entre as pessoas e os ambientes: clientes cada vez mais exigentes exigiram respostas cada vez mais criativas, levando ao desenvolvimento de novas soluções e possibilidades.  

Iluminação: soluções diversas para necessidades diversas 

A tecnologia mudou drasticamente a forma como muitos produtos são produzidos e na iluminação para móveis não foi diferente. Para Vandoil Ferreira, Coordenador de Produto da Häfele Brasil, a maior evolução que podemos destacar nos últimos anos foi a utilização da tecnologia LED para produzir luminárias para móveis. “A tecnologia LED nos trouxe inúmeras vantagens, como luminárias extremamente delicadas, capazes de serem instaladas em MDF de 15 e 18mm – algo impossível de ser feito com as luminárias tradicionais”, aponta.  

De acordo com o especialista, a iluminação deve ser pensada assim que o espaço for definido e como ele será usado. Ele destaca que a iluminação deve ser planejada desde o primeiro momento, atendendo à necessidade de cada ambiente.  Espaços de escritório, por exemplo, devem contar com luzes que aumentem a atenção e a produtividade. “Devemos considerar o propósito de cada ambiente. A cozinha é um bom exemplo: é um espaço de trabalho que exige uma luz com alto IRC (Índice de Reprodução de Cor) e com um maior brilho. Ao mesmo tempo, uma sala de estar exige uma luz mais suave e mais quente”, completa Ferreira.  

Além das necessidades práticas, outro fator representa um papel decisivo no planejamento da iluminação: o impacto estético. “Este é um assunto muito pessoal, há quem goste de uma iluminação mais fria e há quem prefira uma iluminação mais quente”, comenta o especialista, que completa com uma recomendação básica: é preciso sempre conversar com o cliente de maneira clara e constante, para entender o seu gosto e garantir que as escolhas de iluminação serão confortáveis e capazes de gerar o efeito esperado para o projeto.  

Tecnologia multibranco e móveis inteligentes 

A evolução tecnológica do setor de iluminação de móveis abriu muitas possibilidades criativas para arquitetos e designers de móveis, mas também expôs novas necessidades. Atento a essa demanda, o mercado seguiu desenvolvendo soluções e novos produtos. Lançada em 2021 pela Häfele, a Linha Loox 5, por exemplo, agrega ao portfólio de opções uma dessas respostas ao que o setor necessita: a iluminação multibranco, com luminárias que permitem alternar entre a cor de branco frio para branco quente.  

“Sabemos que a iluminação está diretamente ligada às nossas sensações: um hospital, por exemplo, pode optar uma luz mais fria durante o dia, para ajudar os pacientes a ficarem mais alertas, e uma luz mais quente à noite, para ajudá-los a relaxar”, comenta Ferreira. A novidade permite controle de temperatura para todo o projeto, permitindo uma exploração maior das possibilidades de design e gerando benefícios como o aumento da produtividade e a sustentabilidade, com um uso mais inteligente e estratégico dos recursos de iluminação.   

Através do aplicativo Häfele Connect Mesh, esse controle também alcança diretamente o usuário, já que passa a ser possível controlar a iluminação do mobiliário com o celular. “Mas para tornar a iluminação ainda mais acessível e fácil de controlar, nosso sistema também pode ser controlado através de um controle remoto, interruptor de parede sem fio, interruptores simples, sensores de presença e de toque, atendendo de públicos mais tradicionais à públicos mais tecnológicos com um único produto”, aponta o coordenador. Mas a evolução segue em andamento: “Estamos desenvolvendo uma plataforma que permitirá integrar o nosso sistema ao de terceiros, para possibilitar o controle de toda a iluminação Häfele através de comando de voz”, adianta Ferreira. 

Faça o download do e-book “Iluminação: guia prático Häfele para um projeto completo” no fim da página. 

A facilidade de instalação dos itens também reforça o conceito de inclusão e facilidade de uso. “Toda a linha utiliza o sistema plug & play. Isso significa que todo o nosso sistema pode ser montado sem o uso de ferramentas, já que não há necessidade de cortar fios e fazer emendas. Para todas as soluções existe um plug de conexão, fácil e rápido”, aponta.  

Loox5: diferencial muito além do design 

A Loox5, geração mais recente dos produtos Häfele, é composta por um amplo portfólio de opções, que vai desde fitas de LED e spots a perfis, difusores e muitos outros produtos, dividido em duas linhas: 12V e 24V. “A linha de 12V é mais direcionada para pequenos segmentos, pois permite fazer instalações com comprimento a partir de 25mm. Este é o mesmo tamanho dos segmentos das fitas de LED, que podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do cliente”, comenta o especialista da empresa. “Já a fita de 24V oferece uma maior potência, sendo indicada para iluminação funcional e iluminação com grandes comprimentos, como a aplicação em sanca, por exemplo”, explica o coordenador de produto.   

Outros diferenciais da linha também devem ser levados em consideração: todas as fitas de LED e spots oferecidos têm IRC com valor acima de 90 e R9 acima de 50. “Todos os produtos possuem certificação mundial, ou seja, o mesmo produto que é comercializado no Brasil é também em outros países, como Alemanha, EUA e muitos outros. Estas certificações asseguram uma garantia de até 50.000 horas”, comenta. Em um exemplo ilustrativo, uma luminária ligada 24h por dia terá aproximadamente cinco anos e meio de vida útil. 

Além disto, a empresa oferece o serviço de especificação Loox Sob Medida, em que recebe os projetos dos clientes com algumas indicações e faz o planejamento específico, para que o cliente tenha o melhor aproveitamento possível. “Em seguida, devolvemos esta especificação com um layout indicando a posição de cada item e incluímos a lista com todos os produtos e suas referências para execução do projeto”, explica.  

Faça abaixo o download gratuito do material Iluminação: guia prático Häfele para um projeto completo.  

O que você vai encontrar?  

  1. Loox 5 Häfele: o que é, abrangência e destaques da linha 
  2. 5 passos para um projeto de iluminação de móveis 
  3. Guia prático para iluminação  
  4. Guia de pedidos simplificado 
  5. Atendimento e serviços úteis