ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

7 aplicativos para facilitar a vida de arquitetos

aplicativos para arquitetos
Confira 7 aplicativos úteis que podem tornar a vida do arquiteto mais simples!

À medida que o uso de dispositivos móveis se consolida e ocupa um espaço cada vez maior em nossa rotina pessoal e profissional, os aplicativos também vão se sofisticando e diversificando para executarem e automatizarem atividades cada vez mais especializadas e complexas. Nesse contexto, os aplicativos para arquitetos também têm ganhado cada vez mais espaço, facilitando e agilizando tarefas do dia a dia desses profissionais e agregando diferenciais importantes para os projetos.

Além disso, conforme lembra a coordenadora dos cursos de programação da Digital House, Ana Paula Pereira da Silva, os aplicativos para arquitetos podem ajudar de forma estratégica na execução dos projetos, validando a ideia e evitando ou prevendo possíveis erros, 

“Há, por exemplo, os aplicativos que podem prever erros de planejamento. Com isso, pode-se evitar prejuízos milionários ou até mesmo já encontrar antecipadamente soluções para possíveis erros”, comenta a especialista.

A representante da Digital House também ressalta como esses recursos e sua mobilidade são práticos para a rotina corrida dos arquitetos. “O investimento nos apps certos é um fator totalmente positivo, fazendo o profissional ter toda a tecnologia e acesso ao projeto completo dentro do celular, onde ele estiver”, destaca Ana Paula.

7 exemplos de aplicativos para arquitetos para adotar em seu trabalho

Para facilitar o dia a dia laboral dos arquitetos, há, por exemplo, apps de planejamento do projeto, apps para a execução do projeto e apps para a apresentação do projeto ao cliente. A seguir, veja alguns exemplos dessas aplicações.

1. Countdown

O Countdown é um aplicativo útil para a gestão do tempo e o controle das atividades dos arquitetos. Ele permite que se organize todos os compromissos e possa se deixar claro os prazos das atividades e da entrega de projetos. À medida que a finalização de cada etapa se aproxima, o app envia lembretes.

O maior benefício é não se perder em datas de entrega, reuniões com clientes e atividades que digam respeito a prazos. Tudo isso ajuda o arquiteto a fazer uma melhor gestão de seu tempo, a priorizar tarefas importantes e a não perder nenhum prazo ou compromisso.

2. Home design 3D

Esse é um dos aplicativos para arquitetos que auxiliam na visualização do projeto completo, facilitando, inclusive, a apresentação da proposta ao cliente. Ele possibilita, por exemplo, que as plantas sejam salvas no Dropbox, facilitando o seu acesso móvel e, também, criando um backup na nuvem para dar mais segurança no armazenamento do arquivo.

Esse app tem, basicamente, duas funcionalidades muito importantes para o trabalho do arquiteto: aproximar os cômodos da realidade e, também, testar novos revestimentos, portas, janelas, cores e outros elementos.

3. Roomscan

Essa opção é para quem está sempre em movimento e utiliza o celular como instrumento de trabalho. O app permite que se crie plantas arquitetônicas a partir do dispositivo móvel, instrumentalizando o arquiteto para que possa acelerar muito o projeto mesmo durante viagens ou períodos longo de escritório.

O Roomscan possibilita ainda que o profissional utilize uma trena a laser para obter as medidas com maior precisão. 

4. Mypantone

Em projetos arquitetônicos, as cores podem ser consideradas um dos pontos centrais. São elas que dão o tom ao ambiente que se está criando para o cliente. Nesse app, o arquiteto terá acesso a uma variada paleta de cores - são quase 13 mil opções, podendo compartilhá-las com outras pessoas que estejam trabalhando no mesmo projeto.

5. Sun Seeker

Além de saber o tempo que vai levar em determinado projeto, o conjunto de cores a utilizar e como irá formatá-lo, há também a demanda de medir a quantidade de luz no local. No imóvel, a informação de onde bate o sol é fundamental para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e decorativos e, para isso, o Sun Seeker pode ajudar.

Com o auxílio da câmera, ele mostra o posicionamento do sol naquele momento e onde ele vai estar a cada hora, dados que facilitam para saber como a incidência solar atinge o ambiente.

6. Canva

O Canva é um app que possibilita a criação de uma série de materiais gráficos e apresentações. Entre os aplicativos para arquitetos, esse pode ser utilizados para o desenvolvimento de apresentações de propostas e projetos com design requintado e personalizado - e tudo de modo bastante intuitivo.

7. ArchiSnapper

A elaboração de relatório de campo durante ou após uma visita ao local, sem o auxílio de recursos tecnológicos, pode ser algo moroso e trabalhoso. Por isso, já existem aplicativos para arquitetos, como o ArchiSnapper, que ajudam nessa tarefa.

Ele permite fotografar, desenhar, esboçar, anotar e comentar diretamente em um smartphone ou tablet e, com apenas um clique, irá gerar um relatório pré-formatado. Ele cuida da digitalização, organização e classificação de seus dados e até sincroniza-os com a nuvem. 

Agora que você já conhece alguns dos aplicativos para arquitetos que podem ajudar a trazer mais praticidade em seu trabalho, confira também o material que preparamos sobre como se organizar e ter mais produtividade em sua rotina.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar