A transformação digital na marcenaria já é uma realidade: sistemas de gestão, e-commerce, formas de atração de clientes já são práticas conhecidas do mercado. E se você ainda não começou esse processo, apresentamos 3 maneiras de ingressar neste universo.
Acompanhe!
Invista em marketing digital
Transformação digital na marcenaria e marketing digital andam juntos. Afinal, é preciso ser visto para ser lembrado. Em outras palavras, fazer um bom marketing é aumentar sua competitividade.
Haroldo Eiji Matsumoto, sócio-diretor e consultor da Prosphera Educação Corporativa, ao falar sobre como lidar com os efeitos da crise no negócio da marcenaria, destacou a necessidade de ficar atento às tecnologias que tornam as empresas mais competitivas: “sistemas de emissão de notas fiscais, geração de cobrança por link de pagamento via cartão de crédito; assinatura de pedidos e orçamentos de forma online; treinamentos à distância; marketing digital; plataformas de cotação de produtos e insumos”.
Em sua visão, são “ferramentas tecnológicas que podem reduzir custos, aumentar a velocidade das entregas e fortalecer sua marcenaria". Perceba que ele pontuou o marketing digital. Por quê?
Porque um marketing digital bem feito coloca seu negócio em posição de destaque no mercado. Na marcenaria, os empreendedores enfrentam muita competitividade. A personalização é, sim, um diferencial, mas as pessoas precisam conhecer seu negócio para saber que ele é diferente.
E são inúmeras as estratégias de marketing digital!
Aposte em novas formas de vender
Você já conhece o e-commerce e o funcionamento de um comércio eletrônico. Considerando a transformação digital na marcenaria, que conecta todas as pessoas no ambiente digital, você deve marcar presença neste espaço. Por isso, é fundamental que sua marcenaria também tenha uma loja online.
De acordo com Aparecido Roberley Borghi, professor do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), os empresários do setor moveleiro que antes se questionavam se a tecnologia influenciaria no negócio de marcenaria, hoje, se perguntam como atualizar a empresa rapidamente.
O professor destaca que a pandemia impulsionou o ambiente digital, especialmente o comércio eletrônico, as mídias sociais e o marketing digital. Porém, faz um alerta especial para o atendimento à demanda dos jovens compradores, que “já se habituaram a serviços digitais, telemedicina, educação a distância e claro compras on-line”.
Ele pontua: “esta nova geração de consumidores, questionadores por natureza, tem o poder de mudar o rumo de um negócio. Foi a insatisfação com as instituições bancárias e as mudanças regulatórias promovidas pelo governo que mudaram nossa oferta de serviços financeiros na atualidade. As empresas do setor de marcenaria devem estar atentas a estas mudanças que podem parecer desafios, mas que no fundo são oportunidades para aquelas que mais rapidamente se adaptarem a estes novo normal em que vivemos”.
Para Frankin Bravos, co-founder e CEO da Signativa, é preciso ir além e implementar o M-commerce no setor moveleiro. É basicamente o e-commerce adaptado para dispositivos móveis para facilitar e melhorar a experiência do consumidor.
Ele exemplifica: “na Tok & Stok, por exemplo, os produtos da loja física contam com um QR Code que ao ser lido pelo celular disponibiliza informações complementares para o cliente. É necessário que o setor moveleiro esteja atento ao fato de que, muitas vezes, mais de 90% dos acessos ao site da empresa ocorrem a partir de smartphones”.
Adote um sistema de gestão para começar a transformação digital na marcenaria
Uma das novidades que a transformação digital na marcenaria trouxe foi o avanço dos sistemas de gestão. Com um ERP (Enterprise Resource Planning) próprio para um negócio moveleiro, o gestor consegue otimizar toda a atividade.
Com o uso correto do sistema de gestão, a alavancagem comercial é melhorada, e reduz-se os custos administrativos. O uso do software também traz melhor controle e organização dos processos, inclusive de fluxo de caixa e estoque.
Isso é especialmente importante em uma marcenaria. O sistema ajuda a integrar a linha de produção e a de vendas, possibilitando ao gestor traçar estratégias empresariais para uso dos suprimentos conforme a demanda. Sem dúvidas, sua fabricação será mais certeira.
Muitos sistemas apresentam, também, uma funcionalidade de emissão de relatórios gerenciais com informações confiáveis. Com eles, é possível tomar decisões de forma bem fundamentada, o que é um diferencial importante para negócios bem-sucedidos.
Além de otimizar o tempo e o trabalho de sua equipe, você pode tomar decisões mais estratégicas e minimizar os problemas. Vale destacar que o sistema de gestão também contribui para um melhor relacionamento com clientes e fornecedores.
A transformação digital na marcenaria já começou, e você não pode ficar para trás. Com essas três práticas simples, é possível dar os primeiros passos para levar seu negócio para o ambiente online.
Veja como criar uma estratégia de marketing para sua pequena empresa moveleira!