ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

estrategia-plano-marketing-pequenas-empresas-formobile

Primeiros passos na criação da estratégia de marketing de uma pequena empresa moveleira

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma forma de fazer com que um projeto moveleiro se diferencie em meio a tantos outros é investindo em estratégias de marketing que incluam uma série de ações mensuráveis. Elaborar um plano de marketing significa analisar os ambientes interno e externo da organização, criar estratégias adequadas para o alcance dos resultados e tornar ou manter o negócio relevante para seu consumidor final.

No Brasil, a gestão de pequenos negócios normalmente é realizada pelo próprio empreendedor que, na maioria das vezes, não possui formação ou conhecimentos adequados para a utilização de todas as ferramentas que a administração profissional demanda para a manutenção da empresa no mercado, a maximização dos resultados e o crescimento do negócio.

“Quando se fala em marketing para o micro ou pequeno empresário, não acostumado em pensar o negócio com base na gestão profissional, trazemos à mente deles a ideia de algo só aplicável a grandes empresas. Pensa-se em marketing como publicidade e propaganda na grande mídia, e não como uma estratégia de análise do mercado e posicionamento da empresa”, afirma Wilson de Siqueira Santos, docente do Senac, em São Paulo.

O que é uma estratégia de marketing?

São ações de divulgação, relacionamento, captação e retenção de clientes que, normalmente, estão registradas em um documento chamado de plano de marketing.

Esse plano precisa estar alinhado aos objetivos e às estratégias macro de sua empresa, servindo como um guia para orientar as ações de marketing de sua fábrica de móveis.

Estrutura básica de um plano de marketing

Um plano de marketing é, basicamente, estruturado a partir da montagem e análise de cenários internos e externos por meio de ferramentas simples. Dentre elas, a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a seu negócio), especificação e análise do público-alvo, posicionamento da empresa, da marca e dos produtos ou serviços no mercado, definição de objetivos e metas que a organização quer alcançar, criação de estratégias de marketing que contribuirão para o alcance dos resultados e a especificação de quem serão os responsáveis pela implementação, cronograma de implantação das estratégias e quanto as ações custarão para a empresa.

Um plano de marketing bem desenvolvido define todo o perfil do público da empresa, portanto, permite desenvolver diversas ações baseadas nesse segmento de consumidores, ajudando a criar diferenciação para sua marca e seus produtos. “Lembre-se de que estratégias que geram, no mínimo, os resultados esperados não são custos e sim investimento”, defende Wilson.

Exemplos de ações para sua estratégia de marketing

Reunimos, a seguir, algumas ações que são apenas parte do que pode ser feito, investindo pouco recurso financeiro, mas com potencial de trazer bons resultados para o seu negócio.

Marketing de relacionamento com o cliente

São todas as ações voltadas para criar um relacionamento positivo com seus clientes, incluindo formas de garantir a sua fidelização. Entre as ações propostas estão programas de fidelidade e indicações, descontos especiais, premiações e a criação de um banco com perfil de compra do seu cliente, ação que torna possível antecipar a estes os seus lançamentos e mesmo novos pedidos de acordo com o seu histórico de compras.

"O marketing de relacionamento ajuda sua empresa a obter um diferencial perante a concorrência: mesmo quando seu cliente encontrar produtos semelhantes, o relacionamento que ele desenvolveu com a sua marca favorecerá a sua escolha", afirma Siqueira Santos.

Comunicação em todos os canais

Hoje, o consumidor é multiplataforma, isso é, ao mesmo tempo ele acessa redes sociais no seu smartphone, assiste a um programa na TV, ouve música no computador, etc.

Ele utiliza diversos canais simultaneamente também para sua experiência de compra, tanto em ambientes físicos quanto nos virtuais. Para tornar seu negócio relevante, é fundamental que você esteja em todos esses canais. É preciso conhecer o perfil e as preferências de seu público e ir onde ele estiver.

Marketing promocional

É o conjunto de estratégias com ações de interação com seu público-alvo para proporcionar vendas, fidelizar clientes e divulgar sua marca, tornando-a conhecida e reconhecida. Programas de premiação, distribuição de brindes e campanhas de promoção e ofertas podem construir sua marca e relacionamentos duradouros com clientes e potenciais clientes.

Ampliar alcance de mercado

Uma boa forma de explorar novos mercados é elaborar um projeto de e-commerce. O investimento em uma loja virtual é baixo, sem muita burocracia, e permite que seu negócio entre em mercados mais amplos, antes distantes, criando novas possibilidades de receita.

Ter uma estratégia de marketing é fundamental para diferenciar sua empresa de seus concorrentes, fortalecer sua marca e a sua posição no mercado.

No entanto, antes de executar qualquer ação, lembre-se de que é preciso planejamento para que ela seja efetiva. Conhecer seu público, suas necessidades, o mercado de atuação de sua empresa, saber qual é a sua verba e os objetivos a serem atingidos são ações fundamentais para o sucesso de sua estratégia de marketing e de sua indústria de móveis.

Que tal continuar aprendendo outras dicas de estratégia de marketing para o seu negócio? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar