Assim como nos projetos arquitetônicos, a marcenaria também pode fazer o detalhamento dos trabalhos, que funciona como uma representação gráfica (em projetos 3D) de todas as vistas dos móveis – tanto de frente quanto das laterais e demais características das peças.
Dessa maneira, o marceneiro consegue apresentar a viabilidade do mobiliário dentro do respectivo ambiente, levando em consideração as dimensões do local e dos móveis.
Com o detalhamento de marcenaria, o cliente, por sua vez, pode entender melhor as especificações do que deseja contratar e a efetividade do trabalho do marceneiro.
Os dois tipos mais comuns de aplicação desse tipo de atividade e seus objetivos são:
Cliente
Para firmar o respectivo contrato e para que o cliente compreenda o projeto, tendo em mãos as medidas macro dos móveis, bem como as cores, o acabamento e as ferragens utilizadas.
Produção
A produção utiliza o detalhamento para seguir as medidas e todos os detalhes constantes do projeto.
Detalhamento é documentação
Segundo Anne Oelke, designer de móveis da Marcenaria Fora da Caixa, é imprescindível que o detalhamento de marcenaria tenha uma documentação técnica com os seguintes dados:
- Medidas totais;
- Medidas de cada módulo;
- Altura, largura e profundidade dos armários;
- Espessuras, nomes dos padrões e fabricantes do MDF, MDP e/ou outros materiais usados;
- Alturas de instalação dos armários, de prateleiras, cabideiros, etc.;
- Tipos de dobradiças, corrediças, puxadores usados, entre outros detalhes.
Para Anne, é fundamental que o detalhamento de marcenaria apresente toda e qualquer informação que pareça relevante para uma boa fabricação e montagem do móvel.
“O ideal é que, no momento da apresentação do projeto, o profissional responsável esclareça pessoalmente ao cliente todos os detalhes do trabalho, incluindo medidas, cores, materiais e acabamentos.”
Anne completa que, ao fechar o negócio, o marceneiro deve oferecer uma cópia do projeto impresso ao consumidor. “Não é necessário constar todas as medidas de instalação, mas sim as principais, entre elas, os materiais, acabamentos e acessórios que serão utilizados”.
Ferramentas de programação
Alguns programas são indicados para o detalhamento de marcenaria. A especialista da Marcenaria Fora da Caixa diz que utiliza, há 18 anos, o software Promob – uma sugestão para quem está começando a elaborar detalhamentos.
Ela indica também o Sketchup e o Autocad. “São necessárias renderizações e documentações técnicas”.
Finalidades do detalhamento de marcenaria
Embora essa atividade se assemelhe ao chamado “desenho técnico”, o detalhamento de marcenaria tem como objetivo apresentar um cenário mais próximo possível da realidade. Ou seja, como os móveis irão compor o ambiente em questão.
Enquanto o projeto técnico considera mais as dimensões, pesos e cortes para tirar o móvel do papel, o detalhamento cria a representação visual mais fiel possível ao resultado. Ele beneficia os clientes e viabiliza o trabalho da produção também.
Conforme apresentado por Anne, os softwares são grandes aliados ao detalhamento de marcenaria. Isso porque eles praticamente automatizam as mudanças e projeções dos móveis.
Caso o cliente decida aumentar ou diminuir uma peça, por exemplo, o detalhamento digital oferece essa possibilidade, indicando o resultado dessa alteração.
Do ponto de vista técnico, o marceneiro consegue otimizar o trabalho e ter liberdade e segurança para criar o mobiliário completo.
Dessa forma, podemos dizer que o detalhamento de marcenaria reduz a limitação operacional e aumenta expressivamente as possibilidades de alcançar melhores resultados.
Além disso, esse trabalho, hoje em dia, é praticamente indispensável do ponto de vista comercial, uma vez que a empresa dá vida ao projeto. E pode mostrar ao cliente como os móveis ficarão quando estiverem prontos.
Tal ação aguça ainda mais o desejo do público pela compra e aumenta a carteira de clientes da marcenaria.
Sobre o detalhamento digital, aproveite para conferir também o e-book exclusivo 7 passos para trabalhar com projetos 3D