ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como montar um portfólio para arquitetos

Article-Como montar um portfólio para arquitetos

Como montar um portfólio para arquitetos.png
Confira dicas de profissional para desenvolver um portfólio que se destaque da concorrência

Você contrataria o trabalho de um profissional sem ter nenhuma referência dele?

Se a sua resposta foi “não”, fica fácil entender a importância de ter um bom portfólio para arquitetos. Afinal, é nele que designers e arquitetos listam e organizam todos os seus trabalhos anteriores, garantindo um bom material para apresentar para seus novos clientes.

“O portfólio é como um livro aberto que narra a jornada do profissional. É uma coleção cuidadosamente selecionada de trabalhos que refletem não apenas a habilidade técnica, mas também a paixão pela arquitetura”, destaca a arquiteta Roberta Grau.

“Esse material também reflete o respeito por cada cliente que cruzou e cruza a trajetória do profissional, e o seu compromisso em criar ambientes que inspiram e transformam”, continua a especialista.

Ainda segundo ela, a importância de um portfólio bem elaborado não deve ser subestimada, afinal, ele é uma carta de apresentação do arquiteto para o mundo. Ou seja, é uma oportunidade de demonstrar não apenas o seu modo de criar, mas também o cuidado que leva em suas escolhas e habilidades.

“Além disso, esse material não só alcança potenciais clientes, mas também inspira outros profissionais. No meu ponto de vista, trata-se de uma ferramenta poderosa, que vai além das simples fotografias de uma vitrine. Ainda mais nos dias de hoje, que dispomos de recursos audiovisuais, que não apenas humanizam nosso portfólio, mas também estabelecem conexões genuínas com outras pessoas.”

Como desenvolver um bom portfólio para arquitetos?

“Eu vejo o portfólio como uma tapeçaria, onde cada projeto é um ponto crucial na sua composição”, observa Roberta.

“O processo de elaboração desse material começa com a seleção cuidadosa do que apresentar de cada projeto. Neste ponto, é fundamental compartilhar não apenas a história por trás de cada trabalho, mas também os impactos que eles geraram”, continua a arquiteta. “Na minha opinião, mais do que a quantidade, a qualidade é o aspecto primordial de um bom portfólio. Ele precisa transmitir a sua essência e demonstrar como você enfrenta e supera os desafios únicos de cada projeto”.

Outra dica de Roberta é não deixar de incluir no portfólio uma breve introdução, que destaque seus pontos fortes e seus valores como profissional.

“É importante também expressar sua opinião diante das questões que precisou contornar em cada projeto”, pontua a arquiteta. “Além disso, certifique-se de que cada trabalho seja apresentado de maneira clara e objetiva, fornecendo informações relevantes sobre o contexto, os desafios enfrentados e as soluções implementadas”.

Portfólio para arquitetos na prática

Já no aspecto prático, Roberta aconselha que, na hora de fazer um portfólio, o profissional escolha imagens que considerem os ângulos que serão visualizados pelo público. Ou seja, focar apenas em imagens conceituais pode não proporcionar uma visão completa do seu projeto. 

Isso também se aplica a vídeos e textos, onde é importante fornecer conteúdo que enriqueça a compreensão e valorize o trabalho realizado.

“Como diferencial, procure incluir projetos que evidenciem sua criatividade, inovação e habilidade de pensar de forma não convencional”, orienta a arquiteta.

“Demonstre como você transforma desafios em oportunidades e como sua abordagem singular agrega valor aos projetos. Através desses casos, você poderá destacar sua capacidade de pensar além dos limites estabelecidos e oferecer soluções únicas e impactantes.”

Por fim, a arquiteta pontua seu gosto pessoal em relação a apresentação deste tipo de material.

“Eu prefiro fugir um pouco dos portfólios comuns, onde apenas o projeto é apresentado. Por isso, gosto de incluir na minha coleção não só os projetos, mas também a minha jornada como profissional”, observa.

“Recomendo, portanto, incluir conteúdos adicionais que demonstrem seu conhecimento e expertise na área, como artigos em revistas e blogs, palestras ou participações em eventos. Isso não apenas enriquecerá seu portfólio, mas também o ajudará a se estabelecer como uma autoridade em sua área de atuação”, finaliza.

ForMóbile 2024: não perca a oportunidade de aprimorar seu portfólio!

Entre os dias 2 e 5 julho, será realizada a 10ª edição da ForMóbile - Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira. Ainda mais completa e com muitas soluções para arquitetos e designers, o evento acontece no São Paulo Expo, na capital paulista.

Inscreva-se gratuitamente e participe!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar