ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Estudo da ABIMÓVEL traz insights sobre o novo consumidor de móveis

novo consumidor de móveis.png
Realizado em conjunto com o IBA e com o Instituto Locomotiva, estudo traz novas perspectivas sobre o comportamento de quem compra móveis no Brasil.

Desvendar os desejos e as necessidades do consumidor de móveis nem sempre é uma tarefa simples. Muitos fatores influem no processo de decisão e identificar o resultado dessa equação é um desafio. Pensando nisso, a Abimóvel, em conjunto com o IBA e o Instituto Locomotiva, realizou um estudo para ajudar a compreender o perfil do novo consumidor. Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel, participou do segundo dia da ForMóbile Xperience para dividir os resultados dessa pesquisa – e os insights gerados por ela.

Móvel: sonho e planejamento andam juntos

Para Cândida, havia uma percepção inicial de que o móvel estava perdendo espaço no imaginário de consumo da população, sendo substituído por objetos de desejo como smartphones e computadores. Porém, a pesquisa indicou que esses eletrônicos não entram em competição com o mobiliário. “No planejamento dessa jornada de compra, o móvel compete com outras categorias que figuram no universo do sonho, como viagens em família, carros etc.”, comenta.

A pesquisa apontou também que essa é uma compra feita com calma, planejamento e organização. Além disso, a principal transformação ocorrida no processo de compra dos móveis foi a popularização do acesso à internet. “Essa conexão informou e deu acesso a novas possibilidades de consumo, ampliando o repertório de pesquisa do consumidor e suas referências de mobiliário”, explicou a diretora.

Custo e benefício têm pesos diferentes

De acordo com o estudo da Abimóvel, a pesquisa observou que a compra do móvel é pautada por custo (em questões que envolvem forma de pagamento e preço) e benefício (englobando qualidade, design, experiência na loja, garantia e prazo de entrega). Porém, esses pontos demonstraram ter pesos diferentes na tomada de decisão: 26% é o peso do custo, enquanto 72% é o peso do benefício. “Observamos com isso que o custo é a condição e o benefício é a diferença”, disse.

A diretora executiva destacou ainda que a experiência da loja segue sendo muito importante, apesar do aumento da venda online e da tendência pela digitalização.  

Confira a entrevista completa na plataforma ForMóbile Xperience!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar