O mercado de móveis passa por rápidas transformações. Cada mudança impulsiona um pouco mais os avanços tecnológicos e, principalmente, os tipos de comportamento do consumidor.
Novas exigências têm surgido e os vendedores de móveis devem considerá-las para enfrentar um cenário ainda mais dinâmico em 2025.
No próximo ano, a personalização, a sustentabilidade e a integração entre o físico e o digital serão essenciais para quem quer se destacar.
Ou seja, é fundamental compreender as tendências e adaptar-se às necessidades emergentes do público.
Vendedores de móveis precisam oferecer experiências relevantes, de modo a ampliar o potencial de fidelização e o crescimento da sua marca e/ou loja – e, consequentemente, do mercado.
Como os vendedores devem se planejar em 2025?
Segundo Robson Privado, Cofundador e CGO da MadeiraMadeira, com relação ao e-commerce, é muito importante que, para os vendedores se planejarem em 2025, as próprias empresas varejistas se atentem às tendências tecnológicas.
Ele ressalta que é fundamental acompanhar de perto os avanços da Inteligência Artificial (IA), uma vez que, por meio dela, é possível coletar um grande volume de informações e entender melhor o perfil de cada consumidor em específico.
A ideia é ajustar a oferta dos produtos no mercado de móveis, incluindo descontos e serviços, conforme os desejos dos clientes de maneira especial. “Essa personalização se torna crucial para o vendedor aprimorar a experiência do cliente”, completa Robson, que fala também para quem trabalha em loja física.
“No caso das vendas físicas, o principal ponto está ligado ao treinamento das equipes, afinal, o contato humano ainda é essencial e faz a diferença para os clientes.”
Os meios de pagamentos podem impactar as vendas?
A diversidade dos meios de pagamento pode impactar as vendas, e eles, de fato, são considerados impulsionadores. Isso por estarem relacionados às preferências de cada tipo de consumidor.
A propósito, segundo Robson, algumas pesquisas do mercado de móveis apontam que há clientes que desistem de suas compras por não encontrarem a forma de pagamento desejada, a que mais se adequa a sua condição e realidade.
De acordo com o cofundador da MadeiraMadeira, para evitar que isso aconteça, é preciso apostar cada vez mais na personalização do atendimento ao cliente. Aqui, podemos incluir as alternativas de pagamentos adequadas ao público-alvo. “Por exemplo, aqui na Madeira Madeira oferecemos o crediário em até 24 vezes e também a opção de pagamento via Pix – tudo para atender qualquer necessidade e tipos de bolso”.
Como os vendedores de móveis devem trabalhar a pegada da sustentabilidade em 2025?
Robson esclarece que a consciência ambiental é um dos fatores decisivos para a escolha dos consumidores. Para ele, empresas e vendedores de móveis serão sempre bem vistos pelo público se demonstrarem compromisso com as causas ambientais.
“É essencial promoverem e se juntarem a parceiros que contem com serviços mais responsáveis e com menos impacto no meio ambiente”, destaca.
Robson entra com outro exemplo próprio para falar sobre sustentabilidade e que serve de incentivo aos vendedores de móveis em 2025: “no caso da CabeCasa, nossa marca própria, os nossos fornecedores são auditados e, obrigatoriamente, precisam trabalhar com madeira certificada. Além disso, todos os fornecedores que trabalham conosco são treinados pelo nosso time de qualidade e boas práticas de sustentabilidade e ESG”.
Ou seja, práticas que auxiliam os vendedores no manejo das vendas como argumento aos clientes.
Melhores estratégias de marketing
As estratégias de marketing para vendedores podem variar de mercado para mercado – público para público.
No entanto, Robson explica que o primeiro passo é estudar profundamente o perfil do cliente, de modo a compreender o comportamento de cada grupo, bem como suas preferências de consumo. “Dessa forma, será possível construir uma aproximação genuína com o consumidor. Uma ótima alternativa é contar com uma plataforma que impulsione os produtos, como acontece com os vendedores da MadeiraMadeira”.
O especialista finaliza com uma dica: “por aqui, nós fazemos a qualificação dos produtos anunciados pelos vendedores e impulsionamos os melhores para milhões de clientes por meio de plataformas como Google e Facebook Ads”.
Você deseja e precisa se preparar para o varejo de móveis em 2025?
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