Alguns dos momentos mais delicados da gestão de uma marcenaria é a precificação dos produtos a serem vendidos levando em conta fatores como os custos de produção, a concorrência, a economia e o poder aquisitivo dos consumidores.

Calcular o preço correto de um produto a ser vendido e ao mesmo tempo satisfazer e fidelizar o cliente não são tarefas simples.

A definição do preço final é algo que deve ser calculado com atenção e cuidado, pois, de acordo com Moisés Carvalho, analista de negócios sênior do Sebrae-SP, o valor pago por um produto é um dos seis motivos básicos para perda de clientes, pois parte deles simplesmente busca por preços mais baixos e migram para a concorrência. Há ainda quem está insatisfeito com o produto ou foi mal atendido. Esses itens, aliás, são desafios para todos os mercados e podem destruir qualquer produto ou marca.

Satisfazer o cliente é complexo porque é preciso conhecê-lo e isso demanda tempo, além de nem sempre ser possível com a crescente popularização das compras pela internet. Para conseguir bons resultados, Carvalho ensina o que ele chama de fórmula da satisfação: surpreender o consumidor. Imagine o seguinte cenário: o cliente procura por um armário de madeira de cor escura e com portas que corram lateralmente. Caso ele receba exatamente o que pediu, estará satisfeito. Porém se esse armário for de material leve, resistente, com portas que corram sem emperrar e sem emitir som, além de satisfeito, ele estará positivamente surpreso.

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