Expectativas de consumo. Você já ouviu falar neste termo? Ele está diretamente ligado à satisfação do público.
O mercado, por sua vez, passa a seguir algumas tendências, a fim de melhorar por completo a experiência de compra do cliente.
A propósito, uma das principais (talvez a principal) delas é a diversificação das formas de pagamento.
Tanto as grandes, quanto as médias e pequenas marcenarias devem se atentar às melhores formas de pagamento para oferecer aos clientes. Porém, desde que beneficie o negócio também.
Durante o ano todo, é possível aproveitar as oportunidades comerciais como, por exemplo, as épocas sazonais, Black Friday e 13º salário, uma vez que as pessoas se programam para comprar nas respectivas ocasiões. No entanto, elas esperam facilidades para fechar negócios.
Segundo Wagner Moraes, especialista em estruturação de empresas e meios de pagamento, muitas empresas ainda não se atentaram à importância da diversificação dos meios de pagamento e isso pode ser um enorme gargalo.
“Para que tudo ocorra como esperado, é preciso que a empresa entenda a importância da diversificação dos meios utilizados, pois muitos ainda restringem a um ou dois métodos e acabam perdendo a venda”, afirma Wagner.
Formas de pagamento: o que o cliente de uma marcenaria pode esperar?
Neste sentido, é importante destacar as principais formas de pagamento e também as mais esperadas pelo próprio público:
1. Boleto bancário
De acordo com Wagner Moraes, este método pode parecer ultrapassado, mas facilita muito a vida de quem ainda precisa dele. Tem também o fato de que muitos, ao fechar negócio com a marcenaria, não querem gastar o limite do cartão.
Logo, o boleto pode ser uma saída de mestre. “Eles são essenciais e devem ser implementados para abranger um maior número de clientes. Isso porque ainda existem consumidores que não possuem vínculos com bancos”, ressalta Wagner, com um dado importante: segundo ele, 53 milhões de brasileiros não possuem conta bancária.
Isto significa que a marcenaria que apostar nesta forma de pagamento tende a ganhar. Principalmente porque, entre outras vantagens, o boleto pode ser pago em bancos, caixas eletrônicos, lotéricas e até farmácias. Facilidade é o que ele mais oferece.
Um ponto negativo que merece ser mencionado é que muitos não confiam tanto no cumprimento do pagamento quando o meio é o boleto. E isso pode acontecer por conta do prazo limite, que pode inibir a quitação por parte do cliente.
Lembrando que, em caso de atraso no pagamento, a marcenaria pode definir juros e multas.
2. Cartões
Os cartões jamais podem ficar de fora do conjunto “formas de pagamento” de uma marcenaria. Tanto o de crédito quanto o de débito devem ser aceitos, e melhor ainda se a empresa facilitar nos quesitos bandeira e número de parcelamento, conforme o valor.
“Isso porque, atualmente, os consumidores estão pedindo maiores prazos ou parcelas que caibam no bolso”, completa Wagner.
Sem contar que o cartão oferece mais segurança para o consumidor, que não precisa andar com dinheiro em espécie, e para o marceneiro, que recebe por conta da cobrança automática.
Outra coisa, o cartão de crédito é uma forma de pagamento que abrange diferentes públicos. Logo, ele é importante para as pequenas e médias marcenarias também.
Já a principal desvantagem dos cartões são as taxas cobradas pelas operadoras das máquinas. Vale negociar com elas.
3. Pix
Agilidade e tarifa zero. As principais vantagens do Pix, que foi muito bem aceito pelos brasileiros e virou uma “febre” no comércio.
Mas tem um porém: ele é viável apenas para quem paga à vista, portanto, trata-se de uma ótima opção de pagamento, mas deve vir junto com as demais.
“Sem dúvida, aposte no Pix”, defende o especialista em meios de pagamentos. Mesmo porque, é importante mostrar ao cliente que a marcenaria tem opções para ele escolher a que atende melhor a sua necessidade.
4. Links para pagamento
Se a marcenaria estiver presente na Internet e fizer vendas por meio da rede, os links para pagamento são uma ótima ideia, pois facilita a venda online.
O empresário pode optar por um e-commerce de produtos e peças já fabricadas ou com modelos para encomenda. Para oferecer links de pagamento, é preciso cadastrar o produto em um sistema e gerar um link, que será compartilhado com o cliente.
Este, por sua vez, é direcionado e pode efetuar a compra de maneira rápida e prática. Outra vantagem: o link pode ser enviado para o cliente pelas redes sociais, WhatsApp e/ou por e-mail. O que for melhor para ambos, cliente e marcenaria.
Importante mesmo é ressaltarmos que, quanto mais formas de pagamento a sua marcenaria oferecer, maiores são as chances de conversão. Vale estar atento aos métodos mais aceitos pelo público e investir neles.
Agora que você sabe quais meios de pagamento oferecer, confira 5 dicas para montar seus orçamentos.