A resina epóxi, também chamada de poliepóxido, é uma espécie de plástico que, ao entrar em contato com um agente catalisador, enrijece. Assim, se torna uma superfície sólida e forma um tipo de piso monopolístico de alto valor estético. A resina epóxi na marcenaria já é largamente utilizada por fornecer um revestimento durável, resistente e de fácil limpeza para pisos.

Porém, recentemente também ganhou espaço na decoração de interiores, possibilitando grande valor agregado para o design nos projetos em madeira. Confira a seguir mais sobre os benefícios e as características da resina epóxi na marcenaria.

Aplicações

A aplicação é básica e prática, conforme explica o sócio-diretor comercial da SC Fibras e Resinas, Jean Vieira.

“A técnica consiste em primeiro usar uma resina de acabamento para fazer a selagem da própria madeira. Depois aplica-se a segunda resina, que dá para usar em camadas mais altas, chamada para altas espessuras. Na sequência, utiliza-se novamente a resina de selagem e acabamento. O processo de acabamento leva em torno de seis a sete horas para a secagem e o de alta espessura leva até 24h para secar”, pontua.

Uso de resina epóxi nos móveis
Confira nossa galeria no Pinterest para encontrar inspirações de móveis com resina epóxi!

De banheiros e cozinhas até salas e quartos, a resina tem espaço. Contudo, sua aplicação não é indicada para ambintes externos. Isso porque as mudanças de temperatura e a incidência de raios ultravioletas podem acabar comprometendo sua qualidade e durabilidade.

Porém, além de elementos estruturais, ela também pode ser utilizada para o desenvolvimento de móveis personalizados, exclusivos e sofisticados. É possível agregar valor a aparadores, mesas de jantar, laterais e de centro, guarda- roupas, armários, cadeiras e poltronas.

Por exemplo, no projeto de uma mesa, a resina epóxi pode ser utilizada na peça inteira ou somente no tampo. Isso possibilita a fabricação de uma peça contemporânea luxuosa ou mais descontraída, conforme o projeto.

Características da resina epóxi na marcenaria

A resina epóxi tem aderência à madeira, por isso, oferece grande versatilidade aos projetos. Assim, a dupla é responsável pela criação de diversos efeitos diferentes nos ambientes e mobiliários. Pela facilidade na composição de peças, a resina epóxi na marcenaria também vem sendo bastante utilizada para restaurar mobiliários. O resultado é o surgimento de projetos de estética moderna e requintada.

Entre as possibilidades estéticas, Vieira destaca a aparência de vidro.“Tudo o que se pode fazer com a resina dificilmente se conseguirá fazer com o vidro. A grande sacada da resina epóxi é conseguir trabalhá-la com antecedência. E, como ela é liquida, é possível fazer isso de maneira muito fácil”, pontua.

Além disso, outras características tornam a resina um material de interesse para a marcenaria são:

  • Durabilidade e resistência: a resina tolera a ação de diversos tipos de agentes químicos, sendo esse um dos principais motivos do seu uso na indústria.
  • Acabamentos: a resina epóxi pode dar tanto um acabamento mais brilhante quanto mais fosco à peça.
  • Cores, estampas e desenhos variados: uma grande vantagem da resina epóxi é a extensa variedade de cores, estampas e desenhos que podem ser usados para decorar, por exemplo, o chão, tornando-a compatível com diferentes tipos e estilos de decoração. O efeito 3D, por exemplo, também pode ser obtido com o uso da resina epóxi. Ainda o chamado porcelanato líquido também é obtido a partir desse material.
  • Aplicação sobre outros revestimentos: uma das características mais interessantes do material é que não é preciso retirar o revestimento preexistente para aplicar a resina epóxi. Ela pode ser aplicada diretamente sobre qualquer tipo de piso, com exceção ao de madeira.

E então, você pensa em apostar em resina epóxi nos projetos da marcenaria? Já trabalhou com esse material para compor algum produto? Deixe sua mensagem nos comentários.

Designers respondem: o que está por trás de um movel