É muito comum ouvirmos que o plano de negócio já está desatualizado assim que ele fica pronto. Com as constantes mudanças no mercado, quando uma empresa da indústria de móveis começa a operar, é absolutamente normal o empreendedor se deparar com informações, custos e demandas ligeiramente diferentes do que estavam previstas em seu planejamento original. Porém, por mais que o documento tenha sido feito com dados confiáveis e precisos, ele deve estar sempre atualizado para se adequar ao momento atual do setor.

Para Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP, o plano de negócio deve ser feito não apenas para a abertura, mas também em outros momentos importantes, como quando se pretende ampliar ou modernizar a empresa. “No dia a dia, o papel do plano é ser uma ferramenta que detalha todo o seu negócio. Ele serve para você trabalhar o lado estrutural, a estratégia de marketing, o planejamento financeiro e a viabilidade da sua organização”, defende o especialista.

Diante disso, toda empresa do setor moveleiro deve manter o seu plano de negócios atualizado, sobretudo em um mercado cada vez mais mutável e competitivo. Ao atualizá-lo, o empresário tem em suas mãos uma espécie de bússola capaz de apontar o rumo certo a ser seguido pelo empreendedor, ajudando-o nas tomadas de decisões estratégicas e na busca por novas oportunidades de negócios.

Qual é o momento ideal para fazer o plano de negócios?

Com as mudanças constantes da economia, as novas perspectivas e o aparecimento de novos concorrentes, o plano de negócios precisa ser atualizado regularmente, no mínimo uma vez por ano.

Também é importante fazer a atualização para estudar a viabilidade das ações – quando o empreendedor pretende lançar uma nova linha de produtos, abrir uma nova filial ou buscar novos investidores, por exemplo.

O gestor deve estar sempre de olho nas informações que podem afetar sua empresa, sejam elas positivas ou negativas, para atualizar o documento sempre que necessário. No próprio cronograma do plano de negócios, é possível fazer um acompanhamento mensal para saber se alguma coisa está acontecendo de forma diferente do que foi planejado, motivando atualizações e correções estratégicas.

O que precisa ser atualizado?

A partir do momento em que a empresa inicia as operações, os dados estimados precisam ser, gradativamente, substituídos pelos reais. Com o tempo, o empreendedor consegue ter uma visão mais fiel em relação ao volume de vendas e aos seus custos de produção.

Muito mais do que atualizar, também é preciso ter cuidado em relação à qualidade das fontes de informação. “Se o empreendedor não busca fontes primárias ou secundárias que lhe deem dados consistentes, ele acabará errando por subestimar demais o mercado ou por analisá-lo e não enxergar uma oportunidade nele”, alerta o consultor.

Outro ponto que precisa de atenção é o câmbio, um dos principais fatores que afetam a validade de um plano de negócio. As alterações da taxa cambial podem impactar o crescimento do mercado, alterar preços de equipamentos e matérias-primas, gastos com marketing, entre outras despesas. Dessa forma, toda a parte financeira da empresa moveleira acaba tendo de ser atualizado no plano de negócios.

Aprendendo educação financeira

A falta de traquejo nos números ainda é a principal dificuldade dos empresários na hora de fazer o plano de negócios. Essa dificuldade pode ser vencida com a ajuda de uma consultoria contratada ou mesmo do Sebrae.

O empresário também pode fazer um curso sobre finanças empresariais. Normalmente, eles não são caros e nem longos, mas o empreendedor sai das aulas com conceitos fundamentais para ter uma visão mais ampla do seu negócio e mais preparado para tomar decisões estratégicas.

“O importante é ter um plano de negócios atualizado. É um pouco burocrático, mas ele vai dar um direcionamento valioso, fornecendo uma visão geral da sua empresa e ajudando a enxergar para onde ela está indo. Sem ele, o empreendedor estará trabalhando por empirismo”, finaliza o consultor.

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