Integrar toda a cadeia em torno de um objetivo comum: atender bem o cliente. Esse foi um dos temas principais do encontro com os varejistas durante o Formóbile Trends, evento que reuniu profissionais de diversas áreas para uma tarde de discussões sobre a transformação e as inovações possíveis para o setor moveleiro.

Sob o tema “Como repensar o modelo do seu negócio pode ser vital para que sua empresa se mantenha competitiva na era digital”, os participantes dividiram suas experiências, percepções e ideias sobre o assunto. Unindo pontos de vista de diferentes etapas da cadeia produtiva, a discussão gerou dicas e insights úteis para todo o segmento de móveis.

Transformação Digital - Painel ForMóbile Trends

Participaram da discussão Gisela Schulzinger, presidente da ABRE e mediadora do painel; Marta Manente, Designer e Diretora do Studio Marta Manente; Marcos Perim, Omnichannel Director da Via Varejo S/A; Ana Helena Szasz, Head de e-commerce da E-Bit | Nielsen; e Leila Harumi Nakashima, Digital Product Director do Luiza Labs (Magazine Luiza). Confira a seguir alguns destaques do evento.

Um novo consumidor

Ana Helena abriu a conversa reforçando um fato: o consumidor mudou. “Chegamos a um momento em que o e-commerce está cada vez mais em alta e oferece muitas possibilidades”, contou. “Essa é uma era de experimentação”, disse. Complementando sua fala, a designer Marta Manente apontou também outras mudanças. “As indústrias de móveis precisam mudar porque o cliente, as casas e a sociedade mudaram. Essa necessidade da sociedade civil exige uma adaptação da produção de móveis. Há uma demanda cada vez maior por móveis versáteis, com embalagens menores e mais fáceis de transportar, por exemplo”, comentou.

E-commerce e o impacto das imagens

Os painelistas concordaram que, quando se trata de e-commerce, as imagens são fundamentais. “É preciso apostar em imagens reais, bem produzidas e humanizadas. Isso gera mais impacto do que as fotos com fundo infinito, já que permitem que o consumidor entenda melhor as proporções e a usabilidade do móvel”, comentou Marta. “Imagens que gerem dúvidas podem inclusive aumentar o índice de devolução dos produtos. Quanto mais informação, melhor”, completou.

Digital x físico: experiência integrada

Quando se trata de escolher entre digital ou físico na hora
de vender, Marco Perim é categórico: as duas opções devem seguir juntas, em uma
experiência cada vez mais integrada. “Para atender esse novo cliente, tão
exigente, é preciso garantir um atendimento completo. A jornada do cliente
começa online, pesquisando o produto, depois passa pela loja física para
observar a qualidade, e retorna para o online para finalizar a compra. Também é
cada vez mais comum no varejo o sentido inverso, onde compras online vão ser
retiradas na loja física”, exemplifica.

Foco no cliente e transformação digital

Para Leila, o foco no cliente é o grande guia para o
sucesso. “Digitalização por digitalização não agrega nada. É preciso entender
onde essa digitalização vai de fato melhorar a experiência do consumidor”,
contou. “É preciso olhar para as lacunas e buscar formas de melhoria, testando
e errando, mas sempre evoluindo”, defendeu.

4 dicas da ForMóbile Trends para a transformação digital no setor de móveis

Pesquisar para entender
– “Toda inovação começa pela pesquisa. Entenda seu cliente e sua demanda para
pensar nas opções. Inovar é agir” (Marta Manente)

Vivenciar e testar – “Minha dica é ir para a ponta. Viver um dia com o montador da loja para entender os problemas ou vantagens do processo. Além disso, não planeje tanto: teste a ideia da forma mais simples possível e coloque as coisas em prática” (Leila Nakashima)

Utilidade é lei
“Não aposte em tecnologia só porque é legal ou porque outras pessoas estão
fazendo. Pense em coisas que sejam úteis para o seu negócio, o seu cliente e a
sua cadeia, e só então aposte nisso” (Marco Perim)

Peça ajuda – “Parta
do princípio que não é possível fazer tudo sozinho. Você não vai ter todas as
respostas. Por isso, trabalhe em parceria com toda a cadeia. Conheça os players
e se cerque de pessoas boas em todas as áreas” (Ana Helena Szasz)

Palestra da abertura
e Prêmio Top Móbile

O ForMóbile Trends contou também com uma palestra sobre transformação digital, ministrada por Andrea Ioro, ex-CEO do Tinder e atual CDO da L’Óreal. “Pensar de forma flexível pode agregar muito valor para sua transformação digital e atitudes inovadoras”, defendeu. Além disso, o SP Expo também foi palco da 14ª Edição do Prêmio Top Móbile, da Revista Móbile. A edição premiou os Top Of Mind entre Fornecedores da Indústria e Fabricantes de Móveis Seriados.