A internet é um caminho sem volta quando pensamos em estratégias de marketing, seja para divulgar produtos, estreitar relacionamento, promover o branding ou propor uma ação diferenciada para ampliar público. Natural para o mercado B2C, o marketing digital ainda enfrenta alguma dificuldade em estratégias B2B, apesar de ser altamente recomendado, conforme falamos no artigo Marketing digital para o mercado moveleiro B2B: por que você ainda não usa?

O marketing digital surge como uma forma de as empresas do setor moveleiro construírem sua reputação, demonstrarem capacidades e ganharem credibilidade perante ao mercado B2B.

Confira, a seguir, algumas estratégias de marketing digital que as empresas B2B da indústria moveleira podem adotar.

Marketing de conteúdo

É uma das melhores estratégias de marketing digital para a geração de leads e oportunidades de negócio, haja vista seu alto potencial de persuasão e incremento em relação ao B2B.

Esse processo acontece por meio de um relacionamento em que a empresa passa a conhecer o público, enviar materiais gratuitos, fornecer dicas sobre o produto ou serviço até que seu cliente em potencial sinta o desejo de realizar a compra.

“Por meio dessa forma de marketing digital, a empresa B2B pode demonstrar todo o seu potencial de conhecimento e know-how para tornar-se referência em seus mercados de atuação. Dentre os recursos mais utilizados estão os depoimentos e cases de sucesso, que inspiram novas relações comerciais por meio de exemplos concretos”, orienta Sandra Turchi, especialista em marketing digital e e-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Mídias sociais

É impossível falar sobre marketing de conteúdo sem, antes, pensar em mídias sociais. Vale ressaltar que redes sociais são para criar e manter relacionamentos – as vendas são uma consequência nesse processo. No caso das empresas B2B, elas não se restringem especificamente ao Facebook. No ranking das mídias sociais para negócios B2B, a sócia-diretora da Digitalents recomenda utilizar LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube e Google+.

Vídeos

A utilização de vídeos no marketing digital para empresas B2B se fortaleceu nos últimos anos. A dinamicidade do recurso, bem como as potencialidades que um conteúdo em vídeo traz, incrementa a interação entre empresas.

As possibilidades são inúmeras e essa é mais uma oportunidade para se diferenciar no mercado e apresentar visualmente seus produtos ou detalhes de uso para outras empresas.

Blogs corporativos

Os blogs corporativos continuam extremamente valiosos dentro de uma estratégia de marketing digital B2B. Algumas empresas criam verdadeiros portais de informação para os seus clientes, visando dar um atendimento especializado e diferenciado através de uma ferramenta que é gratuita e tem alto alcance na rede.

Além disso, os blogs permitem uma interação maior entre empresas pelos comentários e fóruns, o que contribui para o estabelecimento de uma relação de confiança e credibilidade. É uma ação que visa estabelecer uma presença digital forte e com alto potencial de fomento aos negócios.

Quer saber mais sobre marketing digital no mercado moveleiro B2B? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e confira dicas para fazer sua indústria de móveis crescer.