Diante do atual cenário de desafios e competitividade, nada mais racional do que buscar ferramentas que ajudem o empresário a avaliar a performance, os gargalos e as oportunidades dos negócios de tempos em tempos. Para auxiliar nesse aspecto, a matriz BCG é uma metodologia bastante utilizada.

A matriz BCG foi desenvolvida na década de 1970, por Bruce Henderson, e permite às empresas analisarem graficamente os produtos de uma marca em relação ao seu desempenho no mercado. Ela recebeu essa denominação porque foi desenvolvida na época em que seu criador trabalhava no Boston Consulting Group.

Desde então, esse recurso passou a ser utilizado nos mais variados tipos de negócio, inclusive, nas marcenarias, como explica a psicóloga e master coach da SBCoaching, Renata Arrepia.

“Muitas empresas perdem mercado ou fecham suas portas por desconhecerem se os seus produtos são rentáveis. Nesse aspecto, a matriz BCG pode ajudar a marcenaria, por exemplo, a entender qual é a visão do público em relação ao seu produto”, afirma a especialista.

Identificação do produto para aplicação da matriz BCG

Por sua vez, a professora de economia da Fundação Instituto de Administração (FIA), Giovana Vieira, explica que cada avanço tecnológico ou alteração no processo produtivo de um concorrente determina um novo padrão de competitividade para o mercado no qual a empresa está inserida. Por isso, a importância de identificar, dentro do portfólio de seus negócios, os vários estágios dos produtos, por exemplo:

  • Produtos que tiveram bom desempenho;
  • Produtos que demandam muito esforços, entretanto, não apresentam bons resultados;
  • Produtos que estão sendo demandados pelos clientes, mas que a empresa não sabe ou tem dificuldades em desenvolvê-los.

Com isso, a representação gráfica dos quadrantes da matriz BCG auxilia não só a marcenaria a tomar melhores decisões, como também a perceber quais os produtos de seu portfólio apresentam maior aderência com o desejo dos clientes e com a demanda de mercado. 

Dicas de como fazer a matriz BCG na marcenaria


via: Treatsy 

Para fazer a matriz BCG na marcenaria, é necessário inserir os produtos do portfólio da empresa em um dos quatro quadrantes dispostos em um gráfico, em que o eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado e o eixo horizontal representa a taxa de participação nesse mercado. Cada quadrante terá um nome e um significado:

  • Produtos considerados “Estrela” são aqueles que geram uma receita alta, entretanto, podem demandar alto grau de investimento para continuarem alcançando esses patamares de lucro;
  • Produtos que estão no quadrante “Em questionamento” normalmente são produtos que ainda não geram muito lucro, apesar do investimento feito em marketing e vendas;
  • Produtos que estão no quadrante “Vaca leiteira” são responsáveis por uma alta participação nos lucros, muitas vezes, sem demandar grandes investimentos em marketing e vendas;
  • Produtos considerados “Abacaxi” são aqueles que representam baixa performance de vendas e que precisam ser analisados pela marcenaria para definir se vale a pena continuar investindo neles.

Após a realização da matriz BCG e o estudo de produtos proporcionado por ela, a marcenaria consegue estipular um peso e a importância de cada peça de seu catálogo, avaliando com mais embasamento se a mantém ou retira de linha.

No entanto, é importante levar em consideração, ainda, outros fatores nessa análise: a percepção de valor dos clientes e o padrão de competitividade estabelecido na indústria de móveis. Com esses dois fatores em mente, a matriz BCG será uma poderosa ferramenta para ajudar a criar um portfólio atrativo e rentável para a marcenaria.

Você já conhecia a matriz BCG? Para conhecer outras ideias para ajudar na gestão de sua marcenaria, confira também o material que preparamos com as lições de startups para o setor moveleiro.