Entre uma das principais tendências do setor moveleiro para o Brasil em 2023 está a busca por móveis de alto padrão. Ou seja, itens mais sofisticados e com fino acabamento.

De acordo com a consultoria Bain, atualmente, estima-se que existam cerca de 400 milhões de clientes no mercado de luxo global, sendo que, até 2030, esse número pode aumentar para 500 milhões. 

Além disso, apesar da alta da inflação a níveis globais, o setor faturou mais de €1,4 trilhão em 2022, sendo que 95% das marcas de luxo tiveram um crescimento positivo ao longo do ano. No Brasil, só  nos últimos anos, o setor de alto padrão cresceu 51,74%.

Para a Associação Brasileira de Empresas de Luxo (Abrael), a explicação desse salto nas vendas de artigos de alto padrão no país é reflexo de uma mudança de comportamento da classe média alta que costumava comprar nas viagens ao exterior e direcionou o poder de consumo para as marcas brasileiras de alta qualidade. 

Para os próximos anos, o cenário não parece ser diferente. Segundo um estudo da Bain, o mercado de luxo tende a continuar crescendo até 2030, mesmo que em um ritmo mais lento.

Ao observar essa tendência, surge uma nova oportunidade para o setor da marcenaria no Brasil: a produção de móveis de alto padrão.

Marcenaria de alto padrão: o que é?

Peças personalizadas tanto em medida quanto em design, ferragens de melhor qualidade, móveis em laca e lâmina, fino acabamento como meia esquadria e itens ricos em acessórios de organização e praticidade estarão cada vez mais em alta e sua marcenaria precisa estar preparada para atender às novas demandas. 

“Uma marcenaria de alto padrão é uma marcenaria que atende as necessidades mais exigentes. Para isso, é preciso ter acesso às últimas tecnologias, as mais diversas ferramentas, materiais e recursos necessários para desenvolver um móvel com muita qualidade dentro das necessidades do público de alto padrão”, explica Andréia Hackenhaar, proprietária da Holz Móveis com Design de Saudades (SC).

“A marcenaria normal atende as necessidades básicas, é o básico que existe no mercado, aquilo que todo mundo tem que ter. Já a marcenaria de alto padrão sempre vai buscar excelência no atendimento e ofertar uma gama maior de produtos, desde móveis laqueados, até itens com lâminas naturais, trabalhos especiais e, muitas vezes, até artesanais”, continua Andréia reforçando que a marcenaria de alto padrão busca atender tanto clientes mais exigente quanto arquitetos que querem surpreender e encantar seus clientes.

A empresária também explica que, além dos materiais e acabamentos diferentes, os móveis de alto padrão muitas vezes também são desenvolvidos através de processos de fabricação diferenciados. “É relativo, mas eles podem ter sim um processo de fabricação diferente e com mais opções de materiais. Muitas vezes a forma de produzir um móvel é o que faz com que aquele item seja diferenciado. Se você tem uma visão diferente e uma forma de produzir única, você pode agregar mais valor aos seus produtos e encantar seus clientes”, observa Andréia. 

Ainda segundo ela, o que leva as pessoas a procurarem marcenarias de alto padrão são o acabamento refinado dos móveis, a oferta de materiais e, principalmente, o atendimento personalizado.

“É preciso mostrar que o que você produz se diferencia no mercado e que seus produtos têm alto valor agregado”, enfatiza Andréia.

Já para Rita de Cássia, sócia da Marcenaria Staleiro e mentora do curso Marcenaria 360º, o que diferencia a marcenaria normal da marcenaria de alto padrão, além do atendimento de alta performance, é o ambiente em que o cliente é recebido, a mão de obra qualificada para a execução do serviço e, principalmente, ter uma equipe de arquitetos para fazer o acompanhamento do projeto do início ao fim. “Outros diferenciais que podem ser acrescentados são entregar para os clientes um manual de conservação e limpeza do móvel e oferecer garantia e assistência técnica”, aconselha Rita. 

“O alto padrão sempre busca algo diferenciado para aplicar nos móveis junto ao MDF e também busca materiais exclusivos”, observa a empresária.

“Outro ponto que faz com que as pessoas estejam procurando cada vez mais pela marcenaria de alto padrão é por se sentirem mais seguros em relação a uma execução fiel ao projeto e pela garantia de que receberão um serviço de extrema qualidade e dentro do prazo”, comenta Rita, acrescentando que os clientes também prezam por ter em suas casas itens exclusivos e diferentes.

Como transformar sua marcenaria em uma boutique de móveis?

De acordo com Andréa Hackenhaar, quem deseja começar a atender alto padrão precisa, em primeiro lugar, mudar sua postura e o foco da sua marcenaria.

“A partir do momento que você decidir que quer começar a atender clientes de alto padrão, você vai precisar fazer mudanças em alguns setores da sua empresa, começando pelo setor comercial.”

“Você vai precisar buscar por clientes e arquitetos dentro desse novo perfil que você deseja atender e depois disso precisa estar preparado para apresentar os diferenciais da sua marcenaria para, de fato, conquistar esses novos clientes”, explica Andréa, destacando que a mudança mais importante que precisa ser feita pela empresa está em seu posicionamento de mercado. 

Já para Rita de Cássia, o segredo para começar a atender no setor de alto padrão é investir em mão de obra qualificada e fazer parcerias com arquitetos e designers influentes.

“As parcerias certas podem fazer o seu negócio se destacar no mercado”, finaliza.