Um equipamento de aproximadamente cinco centímetros promete ler uma cor sobre uma superfície e identificar, em segundos, o padrão exato dessa tonalidade ou, dependendo do caso, a referência mais próxima, transmitir essa informação para a fábrica que vai produzir o volume de peças definido pelo cliente. O aparelho funciona com aplicativo de celular, via Bluetooth, para os sistemas Android ou iOS.
Para que a cor seja corretamente identificada, o aparelho deve ler a tonalidade sobre uma superfície horizontal, para que não ocorra interferência luminosa do ambiente. “São ferramentas que vão agilizar e aperfeiçoar a escolha e a reprodução fiel de padrões de cores”, explica o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Montana, Vilnei Schreider.
O funcionamento do sistema depende da soma das cartelas tintométricas da empresa, além dos sistemas internacionais de definição de cores RAL e NCS, que juntos são capazes de reunir mais de 3.000 cores, nas versões fosca e brilhante, o que possibilita mais de 40 mil formulações de tonalidades e texturas cadastradas.