Com a popularização de projetos residenciais cada vez menores em grandes centros urbanos, aproveitar cada centímetro dos ambientes tem se tornado um desafio para quem desenvolve móveis e suas peças. Um segmento que dá sinais de crescimento, ainda que timidamente, é o de ferragens para cantos de armários, que segundo fabricantes, colabora com a otimização de espaços.

De acordo com o gerente de produtos da Häfele Brasil, Ricardo Schartner, o mercado brasileiro ainda explora pouco este tipo de funcionalidade, preferindo investir no uso simples de prateleiras de cantos em cozinhas, por exemplo. Os cantos são apontados pelo gerente como detentores de grandes capacidade de armazenamento, por possuírem uma profundidade maior do que o restante do armário. “Porém, são geralmente desperdiçados devido ao seu difícil acesso”.

A percepção sobre a dificuldade de acesso e de como é importante trazer utensílios ao usuário é compartilhada pela multinacional fabricante de ferragens Blum. Em material divulgado para a imprensa, a empresa comenta sobre uma solução ergonômica para cantos, oferecida já há alguns anos: ferragens para gavetas, especialmente em armários próximo do piso. Os desafios para um bom aproveitamento do canto, no entanto, são cortes em ângulos e no caso da cozinha, os dois lados do balcão/pia/tampo devem ter a mesma profundida.

Cores e acabamentos

Para 2016, a tendência de cores e acabamentos segue o que foi mostrado durante a Eurocucina no Salone de Milano: pintura em epóxi prata e peças cromadas em metal, além de tons de cinza e branco. As opções de materiais para as peças ficam por conta do aço inox e polímeros.

ForMóbile 2020