A sustentabilidade afeta todos os setores da economia e chega com cada vez mais força no setor moveleiro. Garantir uma produção sustentável é cada vez mais necessário. As organizações que prosperarão no futuro serão aquelas que descobriram como aproveitar essas mudanças para atender às reais necessidades humanas: colocando a sustentabilidade no centro da estratégia de negócios.
Geralmente, existem cinco áreas-chave principais abordadas pelas empresas que trilham esse caminho. Confira a seguir!
5 áreas-chave para uma produção sustentável
Energia
Muito mais do que apenas lembrar de desligar as luzes e os equipamentos no final do dia, é importante implementar um programa de economia energética, para fazer reduções reais de consumo. Isso inclui a adoção de equipamentos de baixo consumo energético e, se, possível, cobrar das operadoras de energia elétrica que utilizem fontes renováveis.
Ainda, utilizar paredes de cor clara, que ajudam a deixar os ambientes mais iluminados, e pintá-las com tintas naturais e ecológicas – feitas sem aditivos sintéticos ou derivados do petróleo – também são ações importantes para reduzir o consumo de energia elétrica e criar um ambiente laboral mais sustentável.
Considere também se você pode usar o seu telhado. Os painéis solares funcionarão para você? Caso contrário, que tal instalar um telhado verde? Isso lhe daria muito o que discutir em suas campanhas de marketing, além de fazer uma grande diferença no conforto térmico para seus funcionários, na redução do consumo de energia elétrica e na manutenção de um futuro saudável.
Desperdício
Ao minimizar o desperdício de madeira, é possível reduzir a quantidade de resíduos em aterros, economizar dinheiro com o descarte e diminuir a demanda por compra de insumos de produção. Além disso, é fundamental implementar políticas de prevenção, redução e reutilização de resíduos na empresa.
“A partir disso, você poderá perceber algumas oportunidades comerciais interessantes, como, por exemplo, criar novos produtos, linhas de mobiliários, embalagens ou até mesmo itens decorativos feitos a partir da reutilização e do reaproveitamento de materiais, o que pode ser bastante positivo para a estratégia e os resultados de sua empresa”, avalia Antonio Lima, professor de marketing da Unisinos.
Ainda, também é importante avaliar: Você está reciclando todos os resíduos de embalagens? Sua empresa separa corretamente o lixo, fazendo a destinação correta de insumos e identificando o que pode ser reaproveitado? Há programas de incentivo e de conscientização contra o desperdício operacional? Pense sobre essas questões e adote as práticas mais viáveis para iniciar seu projeto de negócio mais sustentável.
Locais de trabalho saudáveis
A sustentabilidade social é um processo muitas vezes esquecido e que consiste na criação de ambientes que promovam o bem-estar, compreendendo o que as pessoas precisam nos locais em que vivem e trabalham.
Naturalmente, a mão de obra é fundamental para o sucesso dos negócios. E quando boas práticas são implementadas, como desenvolvimento e treinamento profissional, iniciativas de segurança do trabalho e de incentivo à saúde do trabalhador, além de políticas voltadas para a família, se cria um ambiente em que seus funcionários se sentirão valorizados, engajados e motivados.
Compras
Ao realizar compras para o seu negócio é preciso considerar toda a cadeia de suprimentos até o final da vida útil do produto. É fundamental definir diretrizes de compra sustentável para sua empresa e buscar produtos e serviços alinhados a isso, como as madeiras de reflorestamento, por exemplo.
Hoje, as empresas fazem negócios em um mercado global, e os produtos de mobiliário têm uma cadeia de suprimentos complexa. As matérias-primas podem vir de um continente, ser processadas em outro, enviadas para um terceiro fabricante para montagem e depois serem despachadas novamente para a venda final. Uma boa política de sustentabilidade e de compras ajudará a gerenciar toda essa cadeia de suprimentos.
Transporte
Ao repensar suas opções de transporte, é possível reduzir drasticamente a quantidade de CO2 que sua empresa cria. Ao planejar uma viagem de negócios, por exemplo, escolhendo a melhor rota e o veículo adequado, é possível reduzir as emissões de gases poluentes.
Ainda, quando for renovar sua frota, avalie optar por veículos que utilizem biocombustível ou mesmo pelos carros elétricos.
Também faça a diferença ao incentivar os funcionários a usarem o transporte público ou compartilhado – naturalmente, sempre que possível, dando o exemplo. Você descobrirá que eles gostam de trabalhar para uma empresa que incentiva a redução da pegada de carbono.