O compensado plastificado é um tipo de madeirite comum em construções. Uma de suas maiores vantagens é a aplicabilidade e facilidade no transporte do material, além de apresentar um custo reduzido em relação a outros materiais — como MDF e OSB.

Assim como outras chapas de madeira compensada, o compensado plastificado tem o aspecto natural. Além disso, o material pode ser encontrado em diversas espessuras e existe a opção resinada. A ideia é ser uma alternativa mais acessível e que funciona em diferentes ambientes e estilos.

Quer saber mais sobre esse material, suas características e como usá-lo? Continue a leitura e entenda o que é o compensado plastificado.

O que é compensado plastificado?

O compensado plastificado foi criado na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O material foi usado para fazer o revestimento dos aviões de artilharia germânicos, pois era coberto com tego film. Por isso, o produto também é chamado de “compensado de aviação”.

Devido às suas características, o compensado plastificado também serviu na reconstrução das cidades na Alemanha, para erguer prédios pré-fabricados, o que acelerou a restauração do país. 

Assim como o MDF, é constituído de uma chapa criada com várias lâminas prensadas e coladas com resina. O material é leve e impermeável, o que o tornava perfeito para ser aplicado nas aeronaves (já que não interferia na velocidade dos aviões). 

Atualmente, as películas do compensado plastificado podem variar entre 110 g/m² a 480 g/m². A durabilidade do material é tamanha que ele pode ser reutilizado por até 30 vezes, o que faz com que tenha um excelente custo-benefício. 

Tipos de madeirite 

O compensado pode ser encontrado em dois tipos: o resinado e o plastificado. Conheça um pouco mais sobre cada um deles e suas aplicações.

Madeirite plastificado

A resistência é a principal característica do compensado plastificado — ou madeirite, como também é chamado. O material é muito usado na produção de fôrmas de concreto aparente, mas também serve para fazer piso de carroceria de caminhão e até na construção de móveis. 

As chapas são prensadas com cola preta e a parte externa é coberta com película (conhecida como filme). A ideia do acabamento é deixá-lo semelhante ao plástico, e é daí que vem o nome do madeirite plastificado. 

Madeirite resinado

Diferente do madeirite plastificado, as lâminas do resinado são unidas por uma cola branca. Também é bastante funcional e tem diversas aplicações, como nos canteiros de obras, em trabalhos de construção civil, alojamentos temporários e outras finalidades. 

Quais são os diferenciais do compensado plastificado?

São muitas as vantagens de utilizar o madeirite, sobretudo na construção civil. Os fabricantes do material sugerem que o compensado seja aplicado em fôrmas para concretagem. Dessa maneira, ainda sobram opções de uso e em variados tamanhos de obras, desde residências a prédios, viadutos, usinas hidrelétricas e outros.

As diversas aplicabilidades são apenas um dos diferenciais do compensado plastificado. Conheça mais vantagens desse material e por que é uma alternativa para ser usada na sua obra:

  • bom custo-benefício em comparação às fôrmas de alumínio, sobretudo em áreas menores;
  • fácil de ser manuseado;
  • facilidade no transporte do material;
  • permite até 30 reutilizações (15 vezes de cada lado);
  • possuem tratamento químico para proteger da umidade;
  • tem alta resistência e não há problema em ficarem expostos ao sol ou à chuva;
  • maior durabilidade;
  • facilita a montagem e desmontagem para reaproveitamento do material;
  • mantém a forma para concretagem;
  • dispensa a aplicação de verniz (diferente de outros madeirites que precisam ser envernizados);
  • à prova d’água;
  • deixa o acabamento liso no concreto, sem marcas da lâmina de madeira;
  • reduz o tempo de obra e diminui a quantidade de chapas de madeirite utilizadas;
  • feito com madeira reflorestada.

Quais as principais aplicações do compensado plastificado?

Como já citamos anteriormente, o madeirite plastificado é um produto que pode ser amplamente utilizado, permitindo inúmeros tipos de uso — principalmente na construção civil.

O item é aplicado em uma grande variedade de obras, desde as mais simples e menores até as mais complexas. O acabamento homogêneo e alta durabilidade do madeirite plastificado faz com que o material seja o número 1, sendo usado em:

  • caixas de concretagem;
  • formas para concretagem (podendo ser usado com ou sem o uso de suporte metálico);
  • construção de andaimes;
  • utilização para criação de tapumes;
  • entre outras aplicações.

Quais as diferenças para outros materiais?

São muitas as opções de madeirites disponíveis no mercado, como o OSB e o próprio compensado plastificado. O MDF (Medium Density Fiberboard) também é bastante comum nas construções, mas é um tipo de material que não tem tanta resistência — ou, se tiver, acaba tendo um custo mais elevado.

O MDP (Medium Density Particleboard) é outro tipo de madeira que também é muito utilizado, mas se iguala ao MDF em relação ao custo-benefício. Enquanto isso, o OSB (Oriented Strand Board) é uma chapa com boa estabilidade, unida com resina e que é usada para fazer revestimento de edificações, residências e prédios comerciais. 

Além do mais, a resistência o torna o melhor madeirite para construções, reduz o tempo da obra e diminui o trabalho dos colaboradores, já que facilita a montagem, desmontagem e transporte das chapas. Ou seja, de maneira geral, o compensado plastificado oferece mais vantagens em comparação com outros tipos de materiais.

Por mais que existam muitas alternativas, o compensado plastificado é o que apresenta os melhores resultados, principalmente em grandes obras da construção civil. Por ter um tempo de vida útil mais longo, o produto é mais sustentável e reduz a produção de resíduos nos canteiros de obra e esse é um benefício e tanto.

Aliás, você já conhece o compensado naval? Confira o nosso artigo com os prós e contras do compensado naval e do MDF.