Da grande indústria ao pequeno marceneiro, todo produtor de móveis precisa estar atento ao estilo de vida e ao comportamento de compra dos novos perfis de consumidores para desenvolver produtos que sejam atrativos e estejam em sintonia com as expectativas dos clientes.
Você sabe, porém, quais são os caminhos que levam a esse consumidor? Confira, a seguir, as 5 dicas listadas por Andréa Krauser, especialista no assunto e gerente de marketing da Eucatex.
Novas opções de moradia
A redução da família, o envelhecimento da população e o custo dos imóveis estão aumentando a procura por apartamentos pequenos e, até mesmo, compartilhados. Móveis compactos e planejados que otimizam o espaço estão ganhando a preferência dos moradores.
Uso intenso de tecnologia
Usamos intensamente a internet no dia a dia. É quase inevitável que, num futuro bem próximo, queiramos aplicar essas mesmas facilidades em nosso mobiliário. O uso de aplicativos de celulares para a escolha de móveis já é uma realidade e, em breve, móveis inteligentes com conectividade e controle a distância também surgirão.
Busca por sensações
O estímulo aos 5 sentidos está muito presente. Móveis que transmitam sensação de conforto, exclusividade (personalização), que sejam silenciosos, leves e agradáveis ao toque estão em alta.
Praticidade e modernidade
Móveis práticos, com dupla função como camas com gavetões baús, sofá-beliche, estante-mesa chegaram para ficar. A facilidade para mudar e inovar, sem ter que fazer compra de novos itens ou gastar muito é obtida pelos móveis modulares, que são versáteis e permitem que novas combinações sejam reinventadas a qualquer momento.
Conscientização ambiental
O consumo exigente e responsável também chega ao setor moveleiro. Móveis que utilizem madeira certificada, madeira plástica e materiais que não poluam o meio ambiente, ou até mesmo que já sejam reutilizados, são exemplos da responsabilidade ambiental sendo adotada.