Métodos de gestão visual são fundamentais para a organização do espaço de trabalho em escritórios, empresas e até mesmo indústrias. Displays visuais, quadros para acompanhamento de atividades ou recados gerais, organizadores de documentos em mesas são algumas das ferramentas que transformam e potencializam o ambiente de trabalho. Porém, com aumento no número de pessoas que trabalham “de casa”, o conhecido home office, é necessário que este ambiente profissional seja replicado dentro do “escritório caseiro”, através da otimização do espaço com uma boa gestão visual.
Arquitetos e designers que passaram a trabalhar dessa forma, por exemplo, podem ter dificuldade em adaptar-se ao ambiente doméstico. Nesse sentido, a gestão visual pode ser uma grande aliada, facilitando a organização e a distribuição de demanda e tarefas.
Soluções de gestão visual
Segundo Luanna Roberta Moraes, gerente comercial da Isoflex, empresa especializada em soluções de gestão visual, uma das melhores opções nestes ambientes é o quadro de planejamento moppy flex, que organiza as informações e tarefas do dia e da semana. “Por ser de baixo custo e ser adaptável em todo tipo de ambiente, o moppy flex é de fácil aplicação e remoção, sendo ideal para quem trabalha de casa”, diz.
O quadro traz como principal divisão três etapas: a fazer, fazendo e feito; facilitando a visualização das atividades e a gestão do tempo. Esse quadro ainda permite o uso de post-its que podem ser movidos de acordo com a execução das tarefas.
São indicados também para o home office os organizadores de mesa e escritório, que auxiliam na organização de papéis, anotações, rascunhos e documentos do dia a dia. Para vendedores, por exemplo, é possível categorizar os pedidos por etapas a serem concluídas. Já para quem trabalha no setor financeiro, papéis com contas a pagar, contas pagas e futuros lançamentos são facilmente organizados. “Sempre usamos muitos papéis, principalmente em casa, para manter a rotina do trabalho, sendo os escaninhos ideais para essas atividades”, reforça Luanna.
E por último, existe o organizador de papéis para mesa, que é horizontal e traz também como benefício que o notebook ou o monitor do computador seja colocado em cima dele, para que fique mais alto e confortável ao uso. “Desta maneira, resolve-se alguns problemas com apenas um produto, como a ergonomia, e ainda ajuda a deixar o visual do escritório mais clean”, complemente a gerente.
Confira algumas dicas para organizar melhor seu quadro de gestão visual:
- Trabalhe com cores para deixar o quadro bem visual e identificar as tarefas de forma fácil e rápida;
- Escolha cores para dividir as atividades por setor, por exemplo: verde para Marketing, rosa para Comercial, azul para Financeiro e assim por diante;
- Use post-its coloridos para dividir as tarefas e demarcar seu andamento: a fazer, fazendo e feito;
- Mova os post-its conforme as atividades são realizadas e adicione novas metas seguindo o mesmo padrão de cores;
- Fixe o quadro em local visível e de fácil acesso.