Encontrar, contratar e manter talentos é uma tarefa bastante desafiadora dentro das marcenarias. Uma das principais reclamações dos empresários do setor é justamente a dificuldade na constituição de uma boa equipe.

Mas, afinal, como a gestão da empresa pode agir para melhorar esse aspecto?

Para Anabela Becker, gestora da A4 Movelaria, o primeiro passo para conseguir captar talentos para dentro de uma marcenaria é ter uma empresa atrativa. “O que sua marcenaria tem para que profissionais talentosos, qualificados e comprometidos queiram trabalhar nela? Se você quer os melhores, consequentemente precisa ser espetacular”, enfatiza a gestora. 

A gestão de pessoas é outro ponto muito importante para conseguir manter talentos em uma equipe. “É preciso ser essencialmente humano, pensar no bem estar dos colaboradores em cada detalhe, tornando o dia a dia da empresa naturalmente agradável”, observa Anabela. “Se você olhar para seus funcionários como um número, como só mais um, eles também vão ver sua empresa como só mais uma”, continua a empresária. 

Como lançar vagas no mercado?

Na hora de lançar uma vaga no mercado é preciso, antes de mais nada, ter ela muito bem definida.

“Explique onde fica sua empresa, qual horário de trabalho, quais benefícios são oferecidos pela empresa e quais funções terão que ser exercidas”, pontua Anabela. “Também é importante documentar as vagas da sua empresa e deixar essas informações salvas para quando necessário”, acrescenta.

Já quando o assunto é onde divulgar essa vaga, Anabela é incisiva: não seja tímido. “Espalhe a vaga aos quatro ventos. É importante receber vários currículos para não ficar refém de apenas uma ou duas opções”, explica a empresária.

“Divulgue a vaga em cartazes em mercados, creches, divulgue nas redes sociais, no Sine, no Linkedin e em grupos do WhatsApp”, aconselha, acrescentando que indicações feitas por pessoas da equipe também são muito bem-vindas. 

Como executar um processo seletivo bem sucedido? 

Uma das etapas mais importantes de um processo seletivo é fazer a entrevista. “É essencial conversar com as pessoas olhando nos olhos delas, isso faz toda a diferença”, destaca Anabela. “Nesse ponto é preciso contratar indo além das habilidades, mas olhando também para os comportamentos da pessoa. Isso porque a técnica é mais fácil e pode ser treinada, mas o comportamento não”, observa.

“Ensinar a embalar bem, montar um móvel, entre outras coisas práticas é fácil. Agora não tem como a empresa ensinar alguém a deixar de ser mentiroso ou preguiçoso, essas coisas não mudam.”

Ainda segundo ela, não se pode ter pressa na hora de contratar. “Peça referências de trabalhos anteriores da pessoa e faça testes. Descubra o perfil desse novo colaborador e identifique onde ele melhor se encaixa na sua empresa”, orienta Anabela.

Ela também reforça que, após a seleção do novo integrante da equipe, é necessário fazer a integração dele na cultura da empresa. “Para isso uma dica é desenvolver um manual do colaborador que deve ser entregue assim que ele ingressa na empresa”.

De acordo com ela, nesse material deve conter a carga horária da marcenaria, o horário de trabalho do colaborador, o que é e o que não é tolerado pela empresa, informações sobre uniforme, quais os comportamentos esperados e, por fim, uma apresentação de todos os setores e toda a equipe.

“A integração é fundamental para que a pessoa se sinta pertencente desde o início e para que ela perceba que está entrando em um lugar sério para trabalhar”, destaca.

Cultura empresarial

Para a gestora, ter uma cultura empresarial bem definida é o caminho para o sucesso de uma empresa. Afinal, segundo ela, essa cultura é o que sua marcenaria vai ser quando você não estiver nela.

“Por isso é preciso ter muito bem estabelecido quais comportamentos são esperados no dia a dia de funcionamento da empresa”, enfatiza.

E, para conseguir manter essa cultura é importante que todo novo colaborador receba um treinamento. “É preciso explicar para os integrantes da equipe qual é o padrão da marcenaria, como se instala as ferragens utilizadas pela empresa, como é o padrão de colagem de fita e montagem de móvel, orienta Anabela. “Também é preciso dar instruções práticas e teóricas relacionadas às tarefas específicas de cada colaborador, podendo envolver aulas e demonstrações práticas”, continua. 

Por fim, a gestora destaca que dar feedbacks é essencial para o bom funcionamento de uma equipe. “É preciso fazer reuniões semanais com equipes de produção e líderes. Também é preciso fazer uma reunião mensal todo início de mês falando o que deu certo e o que deu errado para que cada um entenda no que precisa melhorar. Além de reuniões extraordinárias quando acontece algo que não pode ser deixado passar”, pontua a empresária. 

Outro hábito sugerido por ela é a realização de um feedback individual mensal com cada colaborador, no qual devem ser elencados pontos fracos e fortes do trabalho que ele está realizando.

“Não esqueça de deixar tudo anotado para ao longo do tempo conseguir observar quais funcionários devem ser mantidos e quais precisam ser substituídos”, observa Anabela, acrescentando que, na contramão das contratações que devem ser lentas, as demissões devem ser rápidas.

“Mais importante do que tudo o que já foi citado até aqui é lembrar que os líderes da empresa devem ser exemplos para a equipe, se portando como pessoas bem apresentadas, honestas, comprometidas, organizadas e pontuais. Afinal, para cobrar comportamento é preciso primeiro ser uma referência a ser seguida”, finaliza a gestora. 

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